Harley-Davidson Pan America apresenta recurso que se adapta para pilotos “baixinhos”

Harley-Davidson Pan America apresenta recurso que se adapta para pilotos "baixinhos". Foto: Divulgação
Harley-Davidson Pan America apresenta recurso que se adapta para pilotos “baixinhos”. Foto: Divulgação

Se há um segmento onde a tecnologia se tornou um pilar fundamental, é o maxitrail, mais asfalto ou mais aventureiro. Há a Ducati Multistrada V4 com seus avanços vindos do MotoGP e radar duplo ou a KTM 1290 Super Adventure S e R , ambas com um nível de tecnologia de última geração.

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E a Harley-Davidson Pan America lançou uma nova tecnologia que ajuda aos pilotos mais baixinhos, o sistema de suspensão eletrônica chamado Adaptive Ride Height (ARH) .

Este sistema é opcional, podendo ser associado apenas a Harley-Davidson Pan America 1250 Special, ou seja, a variante equipada com suspensões eletrônicas semi-ativas. A partir daí, a Harley-Davidson afirma ser a primeira marca a equipar este sistema . Um gadget que tem uma premissa bastante simples: regular as suspensões em movimento para manter a distância ao solo e a altura do assento.

Isso não é novidade, já que, por exemplo, o sistema Skyhook da Ducati ou o ESA da BMW Motorrad fazem algo semelhante. A questão surge quando se trata de parar. A Pan America tem o assento localizado a 868 – 894 mm de altura , uma moto com altura bastante imponente (a Multistrada V4 tem 840 – 860 mm) para uma motocicleta que ultrapassa 250 kg em ordem de marcha.

Pois bem, o que o ARH faz é que ao reduzir a velocidade para parar a moto as suspensões abaixam e deixam o assento a 855 mm de altura (redução de 35 mm) para permitir que pilotos de todas as alturas apoiem os pés no solo com maior segurança.

O sistema ARH também possui vários modos de operação:

Modo Automático: será o modo usual para a maioria dos usuários de motocicleta, já que não é necessário estar atento ao sistema. Mais do que tudo porque se um cliente optar por montá-lo, será porque precisa, por isso deve mantê-lo conectado. Este modo é sensível à velocidade e quanto maior a desaceleração, mais rápida será a redução das suspensões.

Atraso Curto e Atraso Longo: Esta opção permite que o sistema funcione, mas não reduz a altura até que a motocicleta esteja completamente parada. Pode ser usado em condução offroad onde é necessário manter a distância máxima ao solo pelo maior tempo possível, sem reduzi-la em velocidades muito baixas.

Travado: O sistema trava e não atua, deixando sempre a altura livre máxima, caso o piloto tenha adquirido a confiança necessária e não precise desta redução de altura.

Ao reduzir a velocidade para parar a moto as suspensões abaixam e deixam o assento a 855 mm de altura (redução de 35 mm) para permitir que pilotos de todas as alturas apoiem os pés no solo com maior segurança. Foto: Divulgação
Ao reduzir a velocidade para parar a moto as suspensões abaixam e deixam o assento a 855 mm de altura (redução de 35 mm) para permitir que pilotos de todas as alturas apoiem os pés no solo com maior segurança. Foto: Divulgação

A nível técnico, não podemos oferecer muito mais detalhes, uma vez que a marca não detalhou como esses ajustes são feitos, e eles afirmam que o ARH reduz a altura sem afetar o curso da suspensão ou o funcionamento da suspensão adaptativa . Uma suspensão que possui cinco modos dentro de seus regulamentos eletrônicos:

Conforto: máximo isolamento por meio de regras de trânsito suaves.
Esporte: regulação mais firme em ambos os eixos para uma condução enérgica.
Equilibrado: um ponto médio entre os dois anteriores para dirigir de todos os tipos.
Off-road Soft: configuração mais suave no primeiro trecho da rota projetada para trechos difíceis fora do asfalto, como áreas de pedras ou raízes.
Off-Road: projetada para uma direção agressiva com uma configuração mais consistente ao longo da viagem para evitar afundamentos excessivos, ideal para trechos rápidos ou áreas de areia profunda.


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