BMW S1000RR. Fotos: Divulgação BMW Motorrad
A BMW S1000RR é uma motocicleta superesportiva que foi inicialmente introduzida em 2009, projetada para competir no Campeonato Mundial de Superbike. Desde então, ela se tornou um ícone tanto nas pistas quanto nas ruas, sendo conhecida por sua alta performance, tecnologia avançada e design inovador.
A BMW S1000RR tem uma forte presença em competições de motociclismo, incluindo o Campeonato Mundial de Superbike e várias outras séries nacionais e internacionais de corridas. Sua engenharia e performance a tornam uma escolha popular entre equipes e pilotos.
Aqui estão alguns pontos destacados sobre a BMW S1000RR:
Painel TFT de 6,5
O equipamento traz as informações exibidas de maneira clara e intuitiva no painel digital TFT de 6,5 polegadas em alta definição. As informações podem ser acessadas pelo multicontrolador localizado na manopla esquerda da motocicleta.
BMW S1000RR. Fotos: Divulgação BMW Motorrad
Motor
A S 1000 RR possui um motor de quatro cilindros em linha de 999 cc com refrigeração líquida, DOHC e quatro válvulas por cilindro. O diâmetro e o curso medem 80,0 por 49,7 mm com a taxa de compressão medindo 13,3:1. A potência é estimada em 210 cv a 13.750 rpm, com 113 Nm de torque chegando a 11.000 rpm.
Quadro
O quadro é construído com quatro peças fundidas por gravidade que são soldadas entre si e depois usam o motor como um membro tensionado, dá à BMW S 1000 RR todas as características necessárias para voltas rápidas na pista.
BMW S1000RR. Fotos: Divulgação BMW Motorrad
Freios
A BMW S 1000 RR usa um par de pinças Nissin de quatro pistões de montagem radial na frente, mordendo rotores de 320 mm, enquanto uma pinça de pistão único e disco de 220 mm atuam na parte traseira.
BMW S1000RR. Fotos: Divulgação BMW Motorrad
Ergonomia e Conforto
A S 1000 RR é uma moto esportiva totalmente pronta para pista, então você deve esperar que a ergonomia esteja focada para essa tarefa. Existem algumas opções que podem ajudá-lo a ficar mais confortável, incluindo três opções de assento: alto, baixo e padrão. Você também pode optar pelos conjuntos traseiros M Billet ajustáveis da BMW para refinar ainda mais sua posição de assento.
Mesmo sem os acessórios, e considerando suas raízes nas pistas de corrida, a S 1000 RR é uma motocicleta relativamente confortável para a maioria dos pilotos.
BMW S1000RR. Fotos: Divulgação BMW Motorrad
Ficha técnica BMW S 1000 RR
Motor: | DOHC, quatro em linha com refrigeração líquida; 16 válvulas |
Cilindrada: | 999 cc |
Diâmetro x curso: | 80,0 x 49,7 mm |
Taxa de compressão: | 13.3:1 |
Transmissão/transmissão final: | 6 velocidades/corrente |
Potência : | 210 cv a 13.750 rpm |
Torque: | 8.113 Nm às 11.000rpm |
Sistema de combustível: | Injeção eletrônica de combustível com corpos de borboleta de 48 mm |
Embreagem: | Limitador de torque traseiro multidisco úmido; operação de cabo |
Gerenciamento/ignição do motor: | Ride-by-wire/TCI |
Quadro: | Alumínio com longarina dupla |
Suspensão dianteira: | Garfo invertido Marzocchi de 45mm, totalmente ajustável; curso de 120 mm |
Suspensão traseira: | Monochoque Marzocchi, totalmente ajustável; curso de 170 mm |
Freio Dianteiro: | Pinças monobloco Nissin de 4 pistões, disco duplo de 320 mm com ABS |
Freio Traseiro: | Disco simples, diâmetro de 220 mm, pinça flutuante de êmbolo simples |
Rodas: Dianteiras/Traseiras: | Alumínio fundido; 17 x 3,50 pol./17 x 6,00 pol./M Fibra de carbono |
Pneus: Dianteiro/Traseiro: | 120/70ZR-17 / 190/55ZR-17 (roda 200/55ZR-17 M) |
Comprimento: | 2.073 mm |
Distância entre eixos: | 1.457 mm |
Largura | 740 mm |
Altura do assento: | 832 mm |
Capacidade de combustível: | 16,5l |
Peso a seco: | 197kg |
Fonte: BMW Motorrad / Fotos: Divulgação BMW Motorrad