GM patenteia sistema para controlar carro dependendo do estado mental do motorista

GM patenteia sistema para controlar carro dependendo do estado mental do motorista GM patenteia sistema para controlar carro dependendo do estado mental do motorista (Maxim Hopman / Unsplash)

A General Motors (GM) patenteou um sistema que avalia o estado mental do motorista, usando sensores, e pode ativar assistências de condução para controlar o veículo.

+Vídeo da clássica Ferrari F355 impressiona pelo som potente do motor
+Novo Bentley Continental GT 2025 conta com luxo e potência híbrida
+Vídeo: Forças Armadas da Ucrânia destruíram um sistema de defesa aérea russo Buk russo com um novo drone

Intitulada “Avaliação do Bem-Estar Mental do Ocupante do Veículo e Implementação de Contramedidas” a patente descreve uma série de sensores que monitoram ações do motorista, como frenagens bruscas, acelerações, uso da buzina e conversas dentro da cabine, para evitar situações indesejáveis ao volante.

De acordo com o Motor1.com, o sistema proposto pela GM pode alertar o motorista para realizar exercícios de respiração ou sugerir uma ligação para alguém usando o sistema viva-voz do veículo.

Em casos mais extremos, o sistema pode chamar automaticamente um conselheiro treinado ou ativar sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) para assumir o controle do veículo, reduzindo a necessidade de intervenção ativa do motorista.

Embora não haja garantia de que essa tecnologia chegue ao mercado, ela representa um avanço significativo em segurança veicular. Se implementada, poderá ajudar a evitar acidentes causados por estresse, raiva, ou embriaguez ao volante.

Fonte: Motor1.com

Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top