Fórmula E inova com pit stop de recarga rápida e estratégica para aumentar competitividade nas corridas

Fórmula E inova com pit-stop de recarga rápida e estratégica para aumentar competitividade nas corridasFórmula E inova com pit stop de recarga rápida e estratégica para aumentar competitividade nas corridas (Instagram @fiaformulae)

A Fórmula E vai introduzir uma nova tecnologia de recarga expressa chamada Pit Boost, que permitirá uma parada de 30 segundos durante os pit stops para um aumento de 10% na carga de energia dos carros.

+Fala polêmica de Elon Musk sobre “culpa nazista” gera onda de boicote à Tesla na Europa
+Choques elétricos ao tocar no carro? Descubra o motivo e como prevenir o fenômeno

Essa inovação visa acelerar a recarga, o que pode modificar a dinâmica das corridas, já que a transferência de energia, que normalmente demoraria vários minutos, será realizada em apenas meia minuto.

A tecnologia será testada no E-Prix de Jeddah, na Arábia Saudita, em fevereiro de 2025. A recarga expressa será obrigatória para todas as equipes, mas sua aplicação será estratégica, sendo permitida apenas quando o nível de bateria dos carros estiver entre 40% e 60%.

O Pit Boost é um carregamento feito por uma estação de recarga de 600 kW, transferindo cerca de 3,85 kWh para o veículo. Desenvolvida ao longo de três anos, a tecnologia tem o potencial de ser aplicada também em carros comerciais no futuro, com o objetivo de melhorar a eficiência das recargas rápidas.

A utilização do Pit Boost será anunciada três semanas antes de cada prova, com um carro por vez passando pelo processo, que contará com a presença de até três profissionais.

Fonte: TecMundo | Foto: Instagram @fiaformulae | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial

Back to top