A Força Aérea Ucraniana anunciou ter abatido três caças-bombardeiros Su-34 Fullback da Rússia.
Essa ação, se confirmada, marcaria uma das mais significativas perdas da Força Aérea Russa em um único dia em tempos recentes. Existe ainda a especulação, ainda não confirmada, de que os mísseis terra-ar Patriot, de fabricação americana, possam ter sido usados no abate dos aviões.
+ Vídeo mostra bombardeiro su-34 com bombas guiadas de longo alcance
As informações foram divulgadas por meio das contas oficiais de mídia social da Força Aérea Ucraniana, que afirmaram que os Su-34Ms foram abatidos enquanto voavam na direção sul. Contudo, detalhes sobre o tipo de armamento utilizado na ação não foram especificados.
Por outro lado, autoridades russas ainda não confirmaram essas perdas, e fontes independentes, incluindo o portal The War Zone, também não conseguiram verificar as alegações ucranianas de forma independente. Paralelamente, o canal russo Fighterbomber no Telegram, conhecido por suas conexões com a força aérea russa, reportou a existência de pelo menos uma “perda em combate”, mencionando que operações de busca e resgate estavam em andamento.
Adicionalmente, fontes russas no Telegram indicaram, ainda que sem evidências sólidas, que os abates possam ter ocorrido na região de Kherson, no sul da Ucrânia, um importante ponto de confronto no conflito atual.
Nas mídias sociais, começaram a circular imagens que supostamente mostram um dos locais do acidente. Acredita-se que as fotos possam ter sido tiradas por pessoal russo que chegou rapidamente ao local em helicópteros da série Mi-8/Mi-17 Hip.