Força Aérea dos EUA recebe oficialmente a primeira aeronave de ataque leve OA-1K Skyraider II

OA-1K Skyraider II. Foto: l3harrisOA-1K Skyraider II. Foto: l3harris
OA-1K Skyraider II. Foto: l3harris

A Força Aérea dos Estados Unidos deu um passo importante na modernização de suas operações especiais ao receber oficialmente sua primeira aeronave OA-1K Skyraider II em uma cerimônia realizada no dia 3 de abril de 2025, na Base Aérea de Hurlburt Field, na Flórida.

O evento marcou a aceitação oficial das primeiras unidades do novo modelo de aeronave de ataque leve, que havia chegado à base no final de junho de 2024. A partir de agora, a Skyraider II será operada pelo 17º Esquadrão de Operações Especiais, unidade subordinada à 429ª Ala de Operações Especiais.

OA-1K Skyraider II. Foto: l3harrisOA-1K Skyraider II. Foto: l3harris
OA-1K Skyraider II. Foto: l3harris

Embora a cerimônia tenha ocorrido na Flórida, o esquadrão tem sua sede na Base Aérea da Guarda Nacional Will Rogers, no estado de Oklahoma. A escolha do local não foi por acaso: é em Will Rogers que as equipes serão treinadas para operar a nova aeronave.

O OA-1K Skyraider II é produzido em parceria pelas empresas Air Tractor Inc. e L3Harris Technologies, Inc.. O modelo é baseado na aeronave agrícola Air Tractor AT-802, amplamente usada no setor civil, e adaptado para missões militares. O nome Skyraider II presta homenagem ao lendário Douglas A-1 Skyraider, que teve papel marcante nas guerras da Coreia e do Vietnã.

OA-1K Skyraider II. Foto: l3harris

Segundo o Comando de Operações Especiais da Força Aérea, a previsão é de adquirir 75 unidades da nova aeronave, que reforçará missões de apoio aéreo aproximado, vigilância e interdição em teatros de operações de difícil acesso.

O modelo é baseado na aeronave agrícola Air Tractor AT-802. Foto: X @AirTractor

Fonte e imagens: l3harris / Instagram @afspecopscmd. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Iris V Boas: A journalist full of enthusiasm and passion for journalism. A native of São Paulo, she has always been fascinated by the power of words and the ability of news to shape opinions and influence society.
whatsapp