Em 23 de fevereiro de 2024, dois bombardeiros B-1B Lancer, designados para a 28ª Ala de Bombas baseada na Base Aérea de Ellsworth (SD), chegaram à Base Aérea de Luleå-Kallax (Suécia) para a Força-Tarefa de Bombardeiros (BTF) 24-2.
+ Vídeo: Bayraktar AKINCI C faz testes com novo motor e míssil supersônico
Este movimento estratégico, conforme declarado pela Força Aérea dos EUA, simboliza um esforço conjunto entre as tripulações dos bombardeiros, o pessoal de apoio e as Forças Armadas suecas. A colaboração estende-se ainda aos Aliados da OTAN e outros parceiros internacionais, reforçando a coordenação e os compromissos de segurança dentro da área de responsabilidade do Comando Europeu dos EUA.
A operação dos bombardeiros B-1B na Suécia reflete o compromisso contínuo dos Estados Unidos com a segurança dos Aliados da OTAN e com a promoção da interoperabilidade e capacidades de defesa coletiva. Segundo a Força Aérea dos EUA Europa – Forças Aéreas África, que coordena estes destacamentos, a presença dos bombardeiros proporciona previsibilidade estratégica aos Aliados e parceiros, ao mesmo tempo que gera incerteza operacional entre potenciais adversários, contribuindo assim para a estratégia de dissuasão.
Além disso, a Força Aérea dos EUA sublinha a importância do envio regular e sistemático de bombardeiros estratégicos para a região. Este mecanismo é considerado vital para treinamento e colaboração entre Aliados e parceiros, reforçando a resposta coletiva aos conflitos globais e evidenciando a força e durabilidade da cooperação transatlântica na segurança. O esforço conjunto serve para proteger os interesses comuns e promover a estabilidade na região.
Fonte: Defence blog