Felipe Massa, pode desafiar a validade do primeiro título de F1 de Lewis Hamilton no tribunal – 15 anos depois que o britânico derrotou o brasileiro no campeonato.
Massa terminou como vice-campeão atrás de Hamilton em um clímax dramático da temporada de F1 de 2008.
+ Veja as 10 motos esportivas mais vendidas no Brasil em 2023
+ Novos vídeos mostram o ataque do helicóptero russo conhecido como Caçador Noturno
+ Aprenda a preparar o Chevette, drinque que virou febre em SP
Uma corrida final dramática no Brasil fez Massa perder o campeonato na última volta, com Hamilton conquistando a quinta posição, embolsando pontos suficientes para conquistar o primeiro dos sete títulos mundiais da F1.
No entanto, o momento crítico de toda a campanha veio quando Nelson Piquet Jr foi instruído a bater deliberadamente o carro no GP de Cingapura, resultando no safety car, que ajudou seu companheiro de equipe Fernando Alonso a conquistar a vitória.
Na confusão a Ferrari vacilou no pitstop de Massa e o brasileiro acabou terminando na 13ª colocação, enquanto Hamilton aproveitou relativa vantagem e conquistou a terceira posição. No entanto, após os recentes comentários controversos do ex-chefe da F1 Bernie Ecclestone, Massa pode tentar contestar sua derrota no tribunal.
Quando questionado sobre o incidente, que ficou conhecido como ‘Crashgate’. Ecclestone disse que ele e o ex-presidente da FIA, Max Mosley, descobriram a trama. “Decidimos não fazer nada por enquanto. Queríamos proteger o esporte e salvá-lo de um grande escândalo”, disse Ecclestone a um site.
“Por isso convenci meu ex-piloto Nelson Piquet a manter a calma por enquanto. Naquela época, havia uma regra de que uma classificação ao campeonato mundial após a premiação da FIA no final do ano era intocável.
+ Acervo de Glória Maria é vendido em brechó de luxo e peças chegam a R$ 7 mil
+ Vídeo: Kid Rock atira em latas de Bud Light após cervejaria patrocinar influenciador transgênero
“Então Hamilton foi presenteado com o troféu e estava tudo bem. Tivemos informações suficientes a tempo de investigar o assunto. Isso significa que nunca teria acontecido para a classificação do campeonato. E então Felipe Massa teria se tornado campeão mundial e não Lewis Hamilton. ”
Massa disse recentemente ao site motorsport.com que há motivos para rever as coisas mais uma vez na sequência de comentários recentes de Ecclestone sugerindo que ele e a FIA estavam cientes da violação das regras antes do final da temporada de 2008 – portanto, dentro do tempo em que a ação poderia ter sido tomada. para alterar o resultado.
Massa aceita que suas chances de encontrar qualquer caminho para desafiar o resultado são pequenas, mas ele insiste que isso não o impede de investigar.
Quando questionado se havia falado com sua ex-equipe Ferrari sobre o assunto, Massa disse: “Ainda não”.
Fonte: motorsport