Falta de pneus adequados compromete subida de veículos em estradas congeladas (Freepik)
Muitos motoristas enfrentam dificuldades para subir colinas no inverno porque não utilizam pneus de inverno ou com cravos.
+Cadillac Escalade IQ 2025 chega com preço elevado e novas tecnologias em versão totalmente elétrica
+Cristiano Ronaldo ganha BMW de luxo de US$ 207 mil e expande coleção milionária de carros
Mesmo em estradas bem conservadas, veículos como caminhões e SUVs acabam ficando presos ao tentar subir pequenas elevações quando o gelo ou uma fina camada de neve se forma. Esses problemas são ainda mais comuns em áreas onde as estradas são raramente limpas, e a falta de tração devido aos pneus inadequados torna o desafio ainda maior.
Além disso, o uso de cordas de reboque comuns em vez de técnicas adequadas de recuperação de energia pode piorar a situação. Quando o veículo preso é puxado com uma corda rígida, ela atinge rapidamente seu limite de comprimento e pode parar de repente, causando danos ao veículo que puxa e até mesmo a possibilidade de a corda se romper, acertando o para-brisa ou causando lesões no motorista.
Para evitar esse tipo de situação, a solução mais simples é investir em pneus de inverno de boa qualidade, que proporcionam a tração necessária para enfrentar o gelo e a neve. Além disso, descarregar o peso do reboque pode aliviar a pressão sobre o veículo e ajudar a manter a tração, mas o mais importante é garantir que os pneus estejam adequados para as condições da estrada.
Fonte: Ride Apart | Foto: Freepik | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial