O Exército brasileiro adquiriu 420 veículos blindados Guaicurus da empresa italiana Iveco, ao custo de US$ 252 milhões.
+Cadillac revela novo Escalade 2025 com design modernizado e mais tecnologia
+Vídeo: Kalashnikov mostra seu novo drone Legionnaire E33k
Este investimento, financiado pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal do Brasil, será entregue ao longo de dez anos, com as primeiras unidades previstas para 2026.
O Guaicurus, um blindado multitarefas com tração 4×4, foi introduzido na frota do Exército em 2022, após a entrega de 32 unidades compradas em 2019, cada uma custando US$ 270 mil.
Produzido pela Iveco Defence Vehicles e montado em Minas Gerais, o LMV-BR pesa cerca de oito toneladas, mede 4,86 metros de comprimento e 2,20 metros de largura. Utilizado em missões na Europa e no Oriente Médio, o veículo é considerado leve para um blindado militar.
Equipado com um motor 3.0 turbodiesel de 220 cavalos de potência e transmissão automática de oito velocidades, podendo alcançar velocidades de até 140 km/h. A tração permanente nas quatro rodas e a suspensão reforçada garantem desempenho robusto em terrenos irregulares e até na água, com capacidade anfíbia de até um metro e meio de profundidade.
Fonte: UOL
Fotos: Reprodução Instagram – Exército Brasileiro | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.