Estudo revela que veículos mais altos aumentam risco de lesões graves em pedestres

Estudo revela que veículos mais altos aumentam risco de lesões graves em pedestres (Shahzin Shajid – Unsplash)

Um estudo recente do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) revelou que veículos mais altos, como SUVs e caminhonetes, aumentam significativamente o risco de lesões graves em pedestres durante um impacto.

+Bugatti quebra recordes de velocidade com seus hipercarros e mira 500 km/h no futuro
+Renault 5 Turbo retorna como hot hatch elétrico de 500 cv e desempenho de supercarro

A pesquisa analisou 202 acidentes envolvendo pedestres e constatou que, além de aumentar a velocidade, a altura da frente do veículo amplifica a gravidade das lesões. Quando a velocidade vai de 24 km/h para 56 km/h, o risco de lesão grave aumenta drasticamente, passando de 9% para 52%, e esse número chega a 91% quando o veículo é mais alto.

O estudo também sugere que o limite de velocidade atual de 40 km/h em áreas residenciais pode ser excessivo, considerando os riscos para os pedestres. Como resposta, a cidade de Nova York anunciou a redução do limite de velocidade para 32 km/h em algumas ruas, especialmente perto de escolas e vias compartilhadas.

Esses achados confirmam os resultados de uma pesquisa anterior, que apontava que veículos com frentes mais verticais e rígidas são mais perigosos para pedestres.

O IIHS destaca que, para melhorar a segurança dos pedestres, será necessário um esforço conjunto de diversas áreas do transporte, incluindo mudanças nas políticas de velocidade e no design dos veículos.

Fonte: Motor1.com | Foto: Unsplash | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial