A entrega dos veículos blindados NMS 4×4, da Nurol Makina, e Arma 6×6, da Otokar, para a Estônia já está em andamento. A informação foi divulgada durante a conferência International Armoured Vehicles (IAV) 2025, realizada no Reino Unido de 21 a 23 de janeiro.
Um acordo de 200 milhões de euros
Em 18 de outubro de 2023, o Centro de Investimentos em Defesa da Estônia (ECDI) firmou um contrato com empresas turcas para a aquisição de 230 veículos blindados, além de treinamento, documentação, veículos especiais, equipamentos e peças de reposição. O valor total do contrato é de 200 milhões de euros (aproximadamente 208 milhões de dólares).
A Otokar anunciou que, desse montante, 130 milhões de euros são destinados aos veículos blindados Arma. Os veículos, que integram a 2ª Divisão das Forças de Defesa da Estônia, serão usados principalmente pela Brigada de Infantaria, enquanto o modelo NMS também será utilizado pela 1ª Brigada de Infantaria. Além disso, quatro unidades NMS foram designadas ao Centro de Descarte de Munições Explosivas do Conselho de Resgate da Estônia.
Características dos veículos
Os modelos NMS adquiridos pela Estônia possuem distância entre eixos estendida (EWB). A maioria será utilizada como transporte de pessoal padrão, mas alguns veículos foram adaptados para missões de comando e controle.
As entregas começaram no segundo semestre de 2024 e estão programadas para serem concluídas em até um ano e meio. Os contratos têm validade de 10 anos, período em que serão fornecidos serviços abrangentes, como peças de reposição, manutenção, reparos e atualizações nos veículos.
Investimento estratégico
Os veículos blindados fazem parte de um esforço estratégico da Estônia para reforçar suas capacidades de defesa. A parceria com empresas turcas da indústria de defesa fortalece a segurança nacional estoniana e consolida a presença de fabricantes turcos no mercado europeu.
Fonte e imagens: SavunmaSanayiST, X @nurolmakina, X @OtokarAS. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.