Estados Unidos aprovam venda de drones MQ-9B ao Catar em acordo bilionário para reforçar defesa (General Atomics)
Os Estados Unidos aprovaram a venda de oito drones MQ-9B ao Catar em um acordo avaliado em US$ 1,96 bilhão.
+Porsche de US$ 260 mil apreendida em operação no Brasil vira viatura da Polícia Federal
+Ataque de drones ucranianos destrói estoque de mísseis russos e compromete base estratégica
O pacote inclui mísseis Hellfire, bombas guiadas, sistemas de guerra eletrônica, radares avançados e equipamentos de comunicação.
A Agência de Cooperação em Segurança da Defesa dos EUA (DSCA) notificou o Congresso sobre a transação em 26 de março de 2025.
A aquisição fortalecerá as capacidades de inteligência, vigilância e reconhecimento do Catar, além de aumentar sua precisão em ataques militares. O governo dos EUA destacou que a venda apoia um aliado estratégico na região, reforçando sua defesa territorial e servindo como dissuasão contra ameaças locais. A DSCA afirmou que as forças catarianas conseguirão integrar facilmente os novos equipamentos.
O acordo envolve grandes empresas de defesa, como General Atomics, Lockheed Martin, Boeing e RTX. Apesar do alto valor da negociação, os EUA garantiram que a venda não exigirá o envio de tropas adicionais ao Catar nem impactará a prontidão militar americana.
Fonte: UK Defence Journal | Foto: General Atomics | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial
US government today approved a potential $1.96 billion sale to Qatar of 8 MQ-9B unmanned aerial vehicles,which, if completed, would mark the first sale of the General Atomics-produced drones to the Middle East.The deal also includes hundreds of bombs along with scores of missiles pic.twitter.com/WmpooVN3Dd
— Valhalla (@ELMObrokenWings) March 27, 2025