Engenheiro transforma vapes descartados em bateria de e-bike e alerta sobre o desperdício

Engenheiro transforma vapes descartados em bateria de e-bike e alerta sobre o desperdício (YouTube @Chris_doel)

Chris Doel, um engenheiro elétrico do Reino Unido, usou sua criatividade para transformar vapes descartados em uma bateria de alta capacidade para e-bike.

+Hyundai convoca recall de 226 mil veículos por defeito em câmeras de ré
+Pagani Zonda exclusivo é vendido por US$ 11 milhões em leilão de luxo em Dubai

Ele reuniu centenas de vapes em um festival de música, desmontou-os e usou as baterias de lítio para criar uma bateria funcional de 48 volts, com módulos impressos em 3D e um sistema de gerenciamento de baterias.

O projeto mostrou como muitos vapes descartados ainda possuem baterias com vida útil, que geralmente são desperdiçadas, já que os fabricantes não permitem que os consumidores as recarreguem, descartando-as prematuramente.

+ Clique aqui e veja o vídeo do projeto

Ao montar sua bateria caseira, Doel conseguiu percorrer 33 km com sua e-bike sem pedalar. Seu trabalho evidenciou o desperdício causado pelos vapes descartáveis, que geram toneladas de lixo eletrônico, especialmente considerando que cerca de 260 milhões desses vapes são jogados fora todos os anos no Reino Unido. Para ele, é claro que o sistema atual é falho, já que muitas das baterias ainda poderiam ser reutilizadas, mas são descartadas sem necessidade.

Além disso, ele destacou que muitas partes dos vapes, como os invólucros de alumínio, podem ser recicladas, mas acabam sendo negligenciadas. O objetivo do projeto de Doel foi mostrar que muito do que tratamos como lixo ainda pode ser reaproveitado, como as baterias dos vapes, que têm potencial para serem transformadas em algo valioso, como uma bateria de e-bike.

Fonte: Ride Apart | Foto: YouTube @Chris_doel | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial