A Watsonian Sidecars foi fundada em 1912 por TF Watson e, desde então, tem construído sidecars em Birmingham no coração do Reino Unido.
+ Nova Royal Enfield Himalayan 2021 ganha bagageiro mais robusto e navegação por satélite
+ Royal Enfield suspende temporariamente as entregas da Himalayan
+ Após recorde de vendas Royal Enfield abrirá mais 4 lojas no Brasil
Além de fabricar e instalar sidecar’s para vários modelo se marcas inclusive scooters, a empresa exporta seus produtos para todo o mundo. Atualmente a empresa também é um dos revendedores Royal Enfield no país.
A carroceria do sidecar era originalmente de vime ou alumínio, montada em uma estrutura de madeira de freixo. Hoje é usada fibra de vidro de alta qualidade (GRP) , que está disponível em uma ampla gama de cores de gel-coat montado em um chassi de aço. Como alternativa, eles também pintam a carroceria do sidecar da mesma cor da moto. O preço facilmente ultrapassa o da própria moto, podendo chegar a até £ 5.995 (mais de R$ 46 mil) por um modelo Grand Prix
Veja algumas fotos dos modelos:
No Brasil o processo para quem encomendou um sidecar termina com a legalização para rodar dentro da Lei. É preciso incluí-lo na documentação da moto, solicitando ao Detran uma Inspeção de Segurança Veicular pelo Inmetro. A aprovação resulta na emissão de um novo documento incluindo a modificação para transporte de três passageiros. Passa a constar o “sidecar intercambiável”, ou seja, que pode ou não estar na moto.