Empresa espanhola fecha acordo com a Ucrânia para produzir veículos blindados ao mercado europeu

Kozak-5. Foto: WikimediaKozak-5. Foto: Wikimedia
Kozak-5. Foto: Wikimedia

A empresa espanhola Tecnove firmou uma parceria com a fabricante ucraniana NPO Praktika para produzir, sob licença, veículos blindados Dzhura e Kozak destinados ao mercado europeu.

+Ford revela edições especiais do Bronco 2025 com pneus gigantes e estilo inspirado em trilhas
+Volkswagen leva Pac-Man para dentro dos carros

A produção acontecerá nas instalações da Tecnove em Castilla-La Mancha, por meio da associação Human & Safe Systems, criada para essa colaboração. O foco será a ampliação da fabricação do veículo tático leve Dzhura e de uma versão do blindado Kozak, com base no modelo Kozak-5.

A parceria envolve a transferência de direitos e documentação técnica, já que os modelos da Praktika são baseados em chassis de veículos comerciais como o Toyota Land Cruiser e o Ford F-550, nos quais a Tecnove já tem experiência. Reconhecida pela fabricação de veículos especiais para emergências, defesa e uso industrial, a empresa também atua no desenvolvimento de hospitais de campanha e estruturas modulares.

Embora seja improvável que os veículos ucranianos sejam adotados pelas Forças Armadas espanholas, devido à presença de modelos nacionais como o URO VAMTAC, a produção em solo europeu pode abrir caminho para a exportação dos blindados ucranianos, driblando as restrições atuais.

A reputação de eficiência e custo-benefício dos veículos da Praktika, somada ao aumento nos investimentos em defesa na Europa, que podem ultrapassar €150 bilhões nos próximos anos, torna o momento oportuno para essa expansão internacional.

Fonte: Militarnyi | Foto: X

whatsapp