Embraer revela interior futurista de aeronave elétrica urbana

eVTOL da Embraer (Divulgação/Eve)eVTOL da Embraer (Divulgação/Eve)
eVTOL da Embraer (Divulgação/Eve)

Protótipo apresentado no Brasil mostra como será a experiência dos passageiros no eVTOL da Eve, divisão de mobilidade aérea da Embraer

A Embraer divulgou nesta semana, pela primeira vez no Brasil, o interior do seu veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, popularmente conhecido como “carro voador”. A apresentação ocorreu durante o Brazil Investment Forum, promovido pelo Bradesco BBI.

O conceito, revelado inicialmente em 2018, foi projetado para funcionar como um serviço de táxi aéreo em áreas urbanas. Apesar da alcunha simplificada, o veículo combina elementos de helicópteros, drones e aviões leves.

O modelo de cabine apresentado é uma versão demonstrativa e ainda não possui os componentes essenciais para voo, como hélices e motores. Desenvolvido pela Eve, braço tecnológico da Embraer, o espaço acomoda até quatro passageiros além do piloto. A cabine conta com uma tela traseira para visualização da rota pelos passageiros e um painel completo de comandos para o condutor.

Segundo a empresa, já existem 2.800 unidades com intenção de compra formalizada por meio de cartas enviadas por 28 clientes de nove países. O volume de pedidos pode render até US$ 14 bilhões (cerca de R$ 81 bilhões) em receita à Embraer. Atualmente, cerca de 700 engenheiros trabalham no projeto, que tem sede em Taubaté (SP), com expectativa de entrada em operação em 2026.

Com autonomia para percorrer até 100 km, o eVTOL foi projetado para curtas distâncias e deve, inicialmente, atender um público de alto poder aquisitivo. Uma simulação feita pela empresa indica que a aeronave poderia ligar a região da Faria Lima, em São Paulo, ao Aeroporto Internacional de Guarulhos em apenas 13 minutos — trajeto que pode levar mais de uma hora nos horários de pico.

O modelo é totalmente elétrico, silencioso e sustentável. Para o futuro, há planos de desenvolver versões autônomas, sem a necessidade de um piloto. No entanto, isso ainda depende da evolução da tecnologia e da aprovação de órgãos reguladores.

O projeto ainda está em processo de certificação em diversos países. No Brasil, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não possui uma regulamentação específica para esse tipo de transporte.

Além da Embraer, empresas como Boeing, Hyundai (em parceria com a Uber) e startups como a Gohobby também estão investindo no desenvolvimento de aeronaves elétricas urbanas, o que sinaliza o início de uma nova era na mobilidade aérea.

Clique aqui e assista ao vídeo do carro voador da Embraer

Fonte e imagens: TecMundo / Eve/ YouTube. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

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