X

EC-05: Yamaha faz aposta nas baterias “plug & play”

Baterias removíveis, dimensões compactas, aproximadamente 110 km de autonomia, mas por trás da nova scooter elétrica japonesa (que por enquanto só será vendida em Taiwan), há muito mais

Baterias Gogoro

A Yamaha EC-05 é o segundo veículo elétrico vendido pela Yamaha após a EC-03 , mas o fato mais exclusivo sobre esta scooter não é o sistema de bateria plug & play : mas o fato de que de Yamaha , na CE -05, existem apenas o nome e o estilo . O projeto e a construção são confiados inteiramente a Gogoro .

Pesa pouco mais de 100 kg

Fundada em 2011 como uma startup ambiciosa, a Gogoro se aproveitou das oportunidades oferecidas pelo mercado doméstico (Taiwan é o país com a maior número de scooters por habitante no mundo) e com forte apoio do Estado , a Gogoro conseguiu superar a difícil fase de inicialização, tanto que detém 17% do mercado total de scooters em Taiwan (e 97% do mercado de scooters elétricas) e está se preparando para finalmente desembarcar na Europa, o que deve acontecer em 2020.

Motor de 10 hp

A peculiaridade de Gogoro reside em ter tido a coragem de propor scooters elétricos (Série 1 de 2015, Série 2 de 2017) equipados com o sistema de “troca de bateria plug & play” ou baterias removíveis que podem ser rapidamente substituídas, carregadas e retiradas de postos especiais espalhadas pela cidade. Um sistema agora ao alcance de smartphones comuns com seus algoritmos de geolocalização, mas não é tarefa simples, pois o Gogoro também teve de lidar com a construção e distribuição de um grande número de postos com baterias de reposição (em Taiwan, atualmente, existem mais de 1.200).

110 km de autonomia

A medida do sucesso de Gogoro, no entanto, vem do fato de que outros fabricantes estão começando a aderir ao padrão de troca de bateria. O EC-05 é o primeiro fruto da parceria anunciada no ano passado entre Gogoro, Yamaha, Aeon e PGO: e se este veículo for vendido pelo menos inicialmente apenas em Taiwan , isso demonstra o interesse em uma tecnologia que realmente poderia representar um resposta interessante para o futuro do compartilhamento elétrico.

Do ponto de vista técnico, o EC-05 é um veículo com vocação urbana, com design futurista e minimalista. Alimentado o motor de 10hp, por 2 baterias Gogoro, o EC-05 acelera até os 50 km / h em 3,9 segundos e tem uma velocidade máxima limitada de 110 km. Pesa pouco mais de 100 kg e embaixo do banco mantém um bom volume.

Redação Carro e motos: