Drone turco Kizilelma voa equipado com mísseis ar-ar Gökdoğan

Kizilelma . X @BaykarTech
Kizilelma . X @BaykarTech

O drone Kizilelma, da empresa turca Baykar, começou os testes de voo com mísseis ar-ar Gökdoğan BVR (Beyond Visual Range).

Segundo informações do site The Aviationist, o anúncio foi feito no início da semana pela empresa e por seu diretor de tecnologia, Selçuk Bayraktar. Três vídeos dos testes foram compartilhados em suas redes sociais.

+ Clique aqui para ver o vídeo

Os vídeos mostravam o Kizilelma carregando um Gökdoğan em cada asa, sendo que o da asa direita estava parcialmente pintado de prata em vez da pintura laranja original. Perseguido e filmado por um Akinci, o Kizilelma realizou uma série de manobras antes de pousar.

Kizilelma . X @BaykarTech
Kizilelma . X @BaykarTech

Enquanto os dois primeiros foram chamados de “Teste de Voo Conjunto com Munição GÖKDOĞAN e Teste de Desempenho do Radar AESA EOTS-Murad“, o terceiro foi chamado de “Voo em Formação do F-16, Teste de Voo Conjunto com Munição GÖKDOĞAN e Teste de Desempenho do Radar AESA Murad“.

Kemal Topalömer, diretor-geral da TÜBİTAK SAGE, empresa desenvolvedora do míssil Gökdoğan, afirmou que o início dos testes de voo do míssil pela Kizilelma reflete a “capacidade de engenharia acumulada, a visão de futuro e a ambição tecnológica da Turquia, que estão abrindo as portas para uma nova era em nosso espaço aéreo nacional”.

Kizilelma . X @BaykarTech
Kizilelma . X @BaykarTech

Kizilelma é um veículo aéreo não tripulado a jato destinado a missões de ataque em áreas de alto risco que está sendo desenvolvido para ser usado como um companheiro de esquadrão ao lado de caças de quinta ou sexta geração.

Conforme observado pela empresa, a plataforma foi projetada para operar em funções geralmente reservadas para aeronaves tripuladas, incluindo ataques de longo alcance, entrada em espaço aéreo contestado e operações cooperativas com caças tripulados.

Foto e vídeo: Kemal Topalömer / X @BaykarTech. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

+ Novo avião da Força Aérea dos EUA possui uma mira de fuzil padrão instalada em seu cockpit
+ Alemanha apresenta primeiro tanque projetado do zero em 30 anos

Back to top