
Um drone russo do modelo Gerbera caiu sobre uma casa no norte da Moldávia na manhã de 25 de novembro, segundo a Polícia da República da Moldávia.
O equipamento caiu por volta das 9h na residência de um vigia que trabalha em um pomar na vila de Nizhni Kugureshti, no distrito de Florești. Equipes especializadas em explosivos foram enviadas ao local, enquanto moradores da região foram evacuados por precaução.
+F-15EX: EUA reforçam frota com novo caça avançado entregue à Guarda Aérea
+Ucrânia destrói 2 aeronaves raras da Rússia em ataque à fábrica da Beriev
O incidente ocorreu no mesmo período em que a Romênia e a Moldávia registraram violações de seu espaço aéreo por drones russos durante um ataque em larga escala contra a Ucrânia. As Forças Armadas da Romênia confirmaram que acionaram caças para interceptar as aeronaves não tripuladas, enquanto a Polícia de Fronteira moldava também reconheceu a invasão aérea por um VANT russo.
O drone Gerbera, fabricado com corpo de espuma plástica e usado pela Rússia desde 2024, é empregado para reconhecimento eletrônico, ataques do tipo kamikaze e como isca contra sistemas de defesa aérea.
Este não é o primeiro episódio envolvendo drones ou mísseis russos entrando no território moldavo desde o início da guerra. A União Europeia anunciou que fornecerá equipamentos para ajudar a Moldávia a interceptar drones a partir de 2025, embora ainda não tenha detalhado quais sistemas serão entregues.
Fonte: Militarnyi | Foto: X @bayraktar_1love | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial
Russian Gerbera drone, which was earlier found on Moldova territory, was placed in front of Foreign Ministry building in Moldova during Russian ambassador’s visit to deliver note of protest. https://t.co/fYialcOGx3 pic.twitter.com/fXn0SO1wQd
— Special Kherson Cat 🐈🇺🇦 (@bayraktar_1love) November 26, 2025
