
A General Atomics revelou uma renderização conceitual do drone MQ-20 Avenger equipado com uma arma a laser no nariz, sinalizando os avanços da empresa na integração de sistemas de energia direcionada em aeronaves não tripuladas.
O vídeo, exibido durante a convenção da Associação do Exército dos EUA (AUSA), mostra o Avenger com uma torre giratória na dianteira, capaz de emitir feixes de laser, e um sensor óptico-infravermelho para mira e detecção. Segundo a fabricante, trata-se apenas de um conceito, mas que reflete o interesse crescente em combinar drones autônomos com armas de alta precisão e baixo custo operacional.
+Ucrânia incorpora veículos blindados M1117 em treinamentos da 3ª Brigada de Assalto
+Navio britânico monitora destróier russo em operação da OTAN no Canal da Mancha
O porta-voz da empresa, C. Mark Brinkley, afirmou que o projeto demonstra o compromisso da General Atomics em liderar o desenvolvimento de drones de combate (UCAVs) e armas de energia direcionada, tecnologias que podem ser aplicadas em futuras versões de aeronaves como o MQ-9B Reaper, o Gray Eagle STOL ou os modelos da família Gambit. Essa última é composta por jatos modulares projetados para missões autônomas e colaborativas, e já serve de base para o programa de aeronaves de combate colaborativas (CCA) da Força Aérea dos EUA.
A General Atomics tem longa experiência na área de lasers militares, tendo trabalhado em sistemas como o HELLADS, desenvolvido pela DARPA para neutralizar projéteis inimigos. Apesar de desafios técnicos ainda limitarem o uso dessas armas em voo, a empresa acredita que drones equipados com lasers estão se aproximando da realidade.
O conceito do Avenger, portanto, representa não apenas uma visão de futuro, mas também um reflexo do avanço global em tecnologias de energia direcionada no campo militar.
Fonte: The War Zone | Foto: X @__CJohnston__ | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial
MQ-20 Avenger equipped with high-power laser mounted to the fuselage on a rotating head. GA-EMS did not disclose any further details at #AUSA2025. They say it's something they already have. The CIA flies 7+ MQ-20 Avengers.
"All we can say about that is we have a laser." ~ GA-EMS pic.twitter.com/zVleDVOja3
— Carter Johnston (@__CJohnston__) October 18, 2025
