X

Por que ocorrem as turbulências aéreas? Conheça 6 tipos e suas causas

Por que ocorrem as turbulências aéreas? Conheça 6 tipos e suas causas (Nick Morales / Unsplash)

Turbulências durante os voos de avião são muitas vezes são associadas às condições climáticas adversas, mas mesmo com o céu claro, os aviões podem enfrentar esse fenômeno.

+Novo Nissan Kicks 2025 traz muitas inovações de design e conforto
+Vídeo mostra o reabastecimento de helicópteros MH-47G Chinook no Ártico
+Saab estuda conceito de futuro caça sueco

A oscilação da aeronave é resultado do movimento irregular do fluxo de ar na atmosfera, influenciado por diversos fatores. Apesar de ser possível prever e até evitar em certos casos, a turbulência ainda é motivo de apreensão para muitos passageiros.

Há diferentes tipos de turbulência, como a de céu claro, convectiva, mecânica, frontal, tesoura de vento e esteira de turbulência, sendo que cada uma apresenta suas próprias características e desafios:

  • Turbulência de céu claro: imprevisível e não detectável pelos radares, causada por correntes de jato em altitudes elevadas. Recomenda-se manter o cinto de segurança mesmo em céu claro.
  • Turbulência convectiva ou térmica: comum em dias quentes, causada pela variação de temperatura com a altitude, levando à formação de nuvens cúmulos e aumentando a instabilidade do ar.
  • Turbulência mecânica: causada por obstáculos no solo, como montanhas ou prédios, intensificada pela velocidade do vento e altura do relevo.
  • Turbulência frontal: gerada pela instabilidade do ar devido à chegada de uma frente fria, mais severa em áreas com temperaturas mais altas antes da chegada da frente.
  • Tesoura de vento: variações repentinas na velocidade ou direção do vento em uma pequena área, especialmente perigosa durante a aproximação para pouso.
  • Esteira de turbulência: perturbação do ar causada pelo deslocamento de um avião, sendo maior para aeronaves maiores. É importante manter uma distância segura entre aviões para evitar esse efeito.

Embora os aviões sejam projetados para suportar turbulências, compreender esses fenômenos é fundamental para garantir a segurança e o conforto durante as viagens aéreas.

Fonte: UOL

Redação: