Um destróier russo, o Almirante Levchenko, abriu fogo de advertência contra o navio pesqueiro norueguês MS Ragnhild Kristine no Mar de Barents, de acordo com o relatório da publicação norueguesa FriFagbevegelse. O incidente ocorreu em 12 de setembro, ao norte de Varde, na zona econômica exclusiva da Noruega.
O navio de guerra russo participava dos exercícios militares Ocean 24 e informou à tripulação do pesqueiro sobre a presença na zona de perigo, exigindo que eles deixassem a área. No entanto, os tripulantes do MS Ragnhild Kristine recusaram, justificando que precisavam retirar cabos do mar. Em resposta, o destróier Almirante Levchenko disparou tiros de advertência em direção ao navio norueguês.
Embora o disparo não tenha atingido o pesqueiro, os pescadores foram escoltados para fora da área pelo destróier russo. O capitão do MS Ragnhild Kristine, Orten, relatou que, apesar dos tiros, o navio não foi atingido, mas foram forçados a abandonar o local.
O Ministério da Defesa norueguês comentou o incidente, afirmando que os navios noruegueses não são obrigados a deixar as áreas da zona econômica exclusiva durante exercícios militares de outros países. Ressaltaram ainda que a zona em questão, além de fazer parte das águas econômicas norueguesas, também é considerada águas internacionais, onde navios de diferentes nações têm o direito de transitar livremente ou realizar exercícios militares.
A embaixada russa em Oslo afirmou não ter conhecimento do ocorrido.
Fontes: frifagbevegelse / mil.in.ua. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.