Dassault entrega primeiro caça Rafale para Indonésia em contrato de 42 aeronaves militares

Dassault entrega primeiro caça Rafale para Indonésia em contrato de 42 aeronaves militares
Dassault entrega primeiro caça Rafale para Indonésia em contrato de 42 aeronaves militares (X @Dassault_OnAir)

A fabricante francesa Dassault Aviation concluiu a produção do primeiro caça Rafale B destinado à Força Aérea da Indonésia. A aeronave, identificada pelo número de série T-0301, foi vista em julho de 2025 na fábrica da empresa em Bordeaux.

A Indonésia encomendou 42 unidades do caça Rafale em diferentes contratos, visando modernizar e ampliar sua frota de aviões de combate, com a previsão de receber o primeiro avião em 2026 e completar as entregas até 2035.

+China incorpora quarto navio anfíbio Type 075 e avança em sua estratégia naval na Ásia
+Ucrânia desenvolve drone interceptador para combater ataques de drones Shahed russos

No primeiro semestre de 2025, a Dassault produziu sete caças Rafale, sendo três para uso da França e quatro para exportação, incluindo a encomenda indonésia. O acordo com a Indonésia envolve não apenas a venda das aeronaves, mas também treinamento das tripulações, suporte logístico para várias bases aéreas e a implantação de um centro de treinamento com simuladores completos. A Indonésia planeja, assim, substituir a compra de caças russos Su-35 por modelos franceses Rafale e americanos F-15EX.

Além disso, o país também firmou um contrato para aquisição de 48 caças KAAN da Turquia, acordo fechado durante a feira de defesa IDEF25 em Istambul. Essa diversificação de fornecedores reflete a estratégia da Indonésia para fortalecer sua capacidade militar aérea com aeronaves modernas de diferentes origens.

Fonte: Militarnyi | Foto: X @Dassault_OnAir | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial

Back to top