
A fabricante francesa Dassault Aviation concluiu a produção do primeiro caça Rafale B destinado à Força Aérea da Indonésia. A aeronave, identificada pelo número de série T-0301, foi vista em julho de 2025 na fábrica da empresa em Bordeaux.
A Indonésia encomendou 42 unidades do caça Rafale em diferentes contratos, visando modernizar e ampliar sua frota de aviões de combate, com a previsão de receber o primeiro avião em 2026 e completar as entregas até 2035.
+China incorpora quarto navio anfíbio Type 075 e avança em sua estratégia naval na Ásia
+Ucrânia desenvolve drone interceptador para combater ataques de drones Shahed russos
No primeiro semestre de 2025, a Dassault produziu sete caças Rafale, sendo três para uso da França e quatro para exportação, incluindo a encomenda indonésia. O acordo com a Indonésia envolve não apenas a venda das aeronaves, mas também treinamento das tripulações, suporte logístico para várias bases aéreas e a implantação de um centro de treinamento com simuladores completos. A Indonésia planeja, assim, substituir a compra de caças russos Su-35 por modelos franceses Rafale e americanos F-15EX.
Além disso, o país também firmou um contrato para aquisição de 48 caças KAAN da Turquia, acordo fechado durante a feira de defesa IDEF25 em Istambul. Essa diversificação de fornecedores reflete a estratégia da Indonésia para fortalecer sua capacidade militar aérea com aeronaves modernas de diferentes origens.
Fonte: Militarnyi | Foto: X @Dassault_OnAir | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial
