Saiba mais sobre o Lamborghini Miura, o primeiro supercarro do mundo

Lamborghini Miura. Foto: Wikimedia

O Lamborghini Miura, apresentado em 1966, é amplamente reconhecido como o primeiro supercarro do mundo. Com seu design revolucionário e motor central-traseiro, ele definiu novos padrões de desempenho e estilo, tornando-se um marco na história automotiva e um objeto de desejo para colecionadores.

História do Lamborghini Miura

O Miura foi concebido por um grupo de jovens engenheiros liderados por Gian Paolo Dallara, Paolo Stanzani e Bob Wallace. Inspirados pela paixão por corridas, eles criaram um chassi leve e potente, rompendo com o design tradicional de motores dianteiros. O modelo foi nomeado em homenagem a uma famosa linhagem de touros de combate espanhóis, reforçando o DNA agressivo da marca.

Apresentado no Salão do Automóvel de Genebra de 1966, o Miura foi um sucesso instantâneo, cativando o público com seu design assinado por Marcello Gandini da Bertone.

Lamborghini Miura. Foto: Wikimedia

Curiosidades

  • Pioneiro em Motor Central-Traseiro: O Miura foi um dos primeiros carros de produção a adotar essa configuração, popularizando-a entre supercarros.
  • Produção Limitada: Apenas 764 unidades foram fabricadas entre 1966 e 1973, aumentando sua exclusividade e valor no mercado.
  • Famosos Proprietários: Celebridades como Frank Sinatra, Rod Stewart e Eddie Van Halen eram fãs do Miura, consolidando seu status icônico.
  • Design Marcante: As icônicas “pálpebras” sobre os faróis e suas curvas aerodinâmicas são marcas registradas do modelo.
Lamborghini Miura. Foto: Wikimedia

Especificações Técnicas

  • Motor: V12 de 4.0 litros
  • Potência: Até 385 cv (na versão Miura SV)
  • Velocidade Máxima: 280 km/h
  • Aceleração: 0 a 100 km/h em cerca de 6,7 segundos
  • Transmissão: Manual de 5 velocidades
Lamborghini Miura. Foto: Wikimedia

Valores e Colecionismo

O Lamborghini Miura é hoje um dos carros clássicos mais valorizados. Modelos restaurados ou em bom estado podem alcançar valores entre US$ 1,5 milhão e US$ 3 milhões em leilões, enquanto exemplares raros, como o Miura SVJ, superam os US$ 4 milhões.

Lamborghini Miura. Foto: Wikimedia

Legado

O Miura não foi apenas um carro revolucionário, mas uma declaração ousada de que a Lamborghini poderia competir diretamente com a Ferrari. Sua influência é vista em modelos modernos e no conceito de supercarros como um todo.

Fotos: Wikimedia. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Iris V Boas: A journalist full of enthusiasm and passion for journalism. A native of São Paulo, she has always been fascinated by the power of words and the ability of news to shape opinions and influence society.