A Kawasaki Heavy Industries surpreendeu o público na Expo Osaka-Kansai 2025 ao apresentar o Corleo, um veículo robótico de quatro patas movido a hidrogênio e desenvolvido para ser montado como um cavalo.
O projeto conceitual une robótica avançada, inteligência artificial e energia limpa, oferecendo uma nova proposta para mobilidade pessoal em terrenos variados.
Com quatro patas robóticas independentes, o Corleo é capaz de manter o equilíbrio e se locomover com estabilidade sobre diferentes superfícies. Cada perna funciona de forma autônoma, permitindo que o robô enfrente terrenos irregulares com facilidade.
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O sistema é alimentado por um motor de hidrogênio de 150cc, que gera eletricidade para movimentar os membros do robô. Essa abordagem sustentável destaca o Corleo como uma alternativa ecológica para mobilidade off-road.
Inspirado nas motocicletas da marca, o design do Corleo é aerodinâmico e combina materiais metálicos com fibra de carbono. A parte frontal conta com um escudo que lembra um capacete com faróis embutidos, reforçando a identidade visual futurista e funcional.
Diferente dos controles tradicionais, o Corleo responde aos movimentos do corpo do condutor. Ao mudar o centro de gravidade, o robô ajusta seus passos automaticamente. Um visor com realidade aumentada (HUD) exibe informações em tempo real sobre níveis de hidrogênio, navegação e equilíbrio, incluindo a distribuição de peso do usuário.
As “patas” de borracha aumentam a aderência tanto em superfícies duras quanto macias, garantindo maior estabilidade. Além disso, o Corleo é capaz de saltar obstáculos, embora a Kawasaki não tenha divulgado dados técnicos específicos como velocidade, alcance ou tempo de funcionamento da bateria.
Ainda em fase conceitual, o Corleo não possui previsão oficial de lançamento. A Kawasaki, no entanto, prevê a possibilidade de comercialização até 2050, reforçando seu compromisso com soluções de mobilidade que unem robótica e sustentabilidade.
Fonte e imagens: Kawasaki . Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.