Os internautas estão ficando boquiabertos com a descoberta da Landsverk 210, uma Harley-Davidson dos anos 30 construída pelos suecos e equipada com uma metralhadora leve.
+ Ford estaria planejando versões off-road e sedã do Mustang, diz site
+ Porsche celebra os 50 anos do 911 Turbo com edição especial de 640 cavalos de potência
Landsverk era uma empreiteira militar sueca da década de 1930 que construiu uma série de protótipos de motocicletas blindadas. No entanto, é importante notar que eles eram uma fachada para os alemães e a única pessoa que já possuiu uma Landsverk 210 foi um nazista.
A L-210 foi baseada em uma Harley-Davidson V2 de 1.200 cilindradas e foi feita porque os militares dinamarqueses já haviam adotado a motocicleta em toda a sua frota e podiam compartilhar peças, além de reduzir a necessidade de reciclagem de mecânicos em novas motos, ajudando a reduzir o custo.
O protótipo de cair o queixo viralizou após ser descoberto no Reddit, quando internautas postaram cliques da moto estilo tanque no subReddit r/ShittyTechnicals. O modelo era baseado em uma Harley-Davidson da época, além de apresentar uma metralhadora Madsen 8×58 operada por sidecar.
“Primeira vez que vi uma motocicleta blindada antes”, disse um usuário do Reddit. “Bom para um passeio de tiro. Mas a velocidade?”, perguntou outro, o que é uma dúvida válida, considerando que, além do peso da metralhadora e do sidecar, a moto ainda contava com uma armadura reforçada, fazendo-a pesar mais de 720kg, de acordo com o site Tanks Encyclopedia.
A Landsverk era, no entanto, uma fachada para os alemães, pois a esta altura, eles estavam proibidos de fabricar armas de guerra pelo Tratado de Versalhes. Por conta disso, a única L-210 acabou sendo vendida para o barão Friedrich Karl Johannes von Schlebrügge, diplomata sul-americano nazista, que comprou uma e o enviou para a América do Sul.
Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.
Landsverk 210 armoured motorcycle
byu/AreUaSoldierOrDancer inshittytechnicals