
A Renault decidiu leiloar vários de seus carros, incluindo carros de corrida da Fórmula 1 e conceitos bastante estranhos que foram esquecidos com o tempo.
+ BMW se despede do Z4 com uma edição especial para colecionadores
+ Homem vive dilema após sua esposa grávida pedir que ele venda seu carro esportivo
O leilão “The Renault Icons“, organizado pela Artcurial, inclui o conceito 2000 Operandi, uma minivan com proporções bastante desagradáveis, com uma frente arredondada e distância entre eixos curta.
Concebido como um híbrido, o Operandi vislumbrava o futuro dos veículos de entrega. Embora as vans elétricas sejam hoje comuns na Europa, nada tão original quanto o Operandi jamais surgiu. O preço de venda desse exemplar está estimado entre US$ 1.000 e US$ 3.000.
Enquanto o Operandi permaneceu um sonho, o Trafic tem sido o representante de longa data da Renault no segmento de vans grandes. Entretanto, em 2004, a Renault reimaginou o Trafic como uma caminhonete com formato incomum, chamado de conceito Deck’Up.

Embora o design da dianteira tenha permanecido o mesmo do Trafic padrão, a van foi encurtada e alargada para fornecer ao veículo uma aparência mais robusta, além de receber tração nas quatro rodas e uma pequena caçamba.
Em termos de design, ele conta com uma inclinação angular na borda inferior das janelas laterais e um estepe parcialmente exposto na traseira.
Embora ele possua um motor de 2,5 litros a diesel embaixo do capô, ele não pode ser registrado para uso nas ruas. Quem decidir compra-lo para sua coleção, terá que desembolsar de US$ 4.600 a US$ 7.000.
O Clio fez muita sucesso na Europa, mas você provavelmente nunca tinha visto esse conceito de um Clio de seis rodas.

O conceito para uma versão picape do Clio foi construído por trabalhadores da fábrica da Renault em Flins, França, como parte de seu treinamento em metalurgia.
Apesar da aparência meio boba, seria um carro interessante de ter na coleção e será vendido por entre US$ 3.400 a US$ 7.000.
O leilão ainda inclui muitos outros conceitos interessantes, desde o aerodinâmico Chausson P.E.R.L.E. de 1989 até um Renault Espace de 1997 com um protótipo de motorização híbrida turbina-elétrica e o conceito Evado de 1995, que se tornou a primeira geração da perua Laguna.
Carros de corrida da Renault também foram incluídos no leilão, como o Renault-Alpine A442 que serviu como carro reserva nas 24 Horas de Le Mans de 1978, bem como um par de carros de corrida pilotados pelo jovem Carlos Tavares, que mais tarde se tornou CEO da Stellantis após orquestrar a fusão entre a Fiat-Chrysler e o Grupo PSA.
Ainda sobre os carros de corrida, o leilão inclui um Renault RE40 de 1983, pilotado por Alain Prost, que conquistou duas pole positions em Mônaco e Spa, sendo que nesta última ele venceu a corrida.
Outros carros de Fórmula 1 da Renault da década de 80, pilotados por René Arnoux e Eddie Cheever, também estão disponíveis. Além disso, há um Lotus 95T de 1984 com a icônica pintura preta e dourada da John Player Special, que Elio de Angelis levou ao segundo lugar no Grande Prêmio de Detroit.

O Williams-Renault FW19 de 1997, pilotado por Heinz-Harald Frentzen, que garantiu o Campeonato de Construtores daquele ano para a Williams, também está disponível para venda.
O leilão ainda inclui uma série de itens colecionáveis, como uma réplica do macacão, capacete e sapatos de pilotagem da bem-sucedida passagem de Fernando Alonso pela Renault, motores sobressalentes da Renault F1 da década de 1990 e modelos em escala de diversos carros-conceito.
Tirando os carros de Fórmula 1, muitos dos itens listados têm valores estimados bem modestos. Mesmo que você não esteja planejando dar lances, o leilão ainda vale a pena ser visto, já que oferece uma chance de conhecer mais a fundo a longa história da Renault.

Fotos: Artcurial. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.
