A Citroën celebra o 75º aniversário de seu mais icônico e duradouro modelo: o 2 CV, que teve 5.114.969 unidades produzidas entre 1949 e 1990 e foi tão popular na França quanto o fusca no Brasil (também no México, Alemanha, EUA, …)
O 2 CV tem suas raízes no projeto “TPV” (“Toute Petite Voiture” ou “carro muito pequeno”) em 1936 – que assim como o projeto que originou o VW Sedan ou fusca, visava tornar os carros versáteis, econômicos e acessíveis.
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O projeto “TPV” (“Toute Petite Voiture or very small car”) nasceu em meados dos anos trinta, em 1936. Seu objetivo era oferecer às pessoas de baixa renda um carro econômico e versátil.
Em 1937, o primeiro protótipo rodoviário do projeto TPV viu a luz do dia, pesando apenas 370 kg e com apenas um farol (a legislação da época não exigia dois). O veículo podia transportar até quatro pessoas e 50 kg de bagagem a uma velocidade máxima de 50 km/h e era extremamente confortável.
250 modelos de pré-produção deveriam ser revelados no Salão de Paris de 1939. Mas a eclosão da Segunda Guerra Mundial pôs fim a isso. Os modelos que haviam sido construídos foram, portanto, destruídos – todos, exceto quatro, que foram mantidos secretamente no Centro de Testes da Citroën em La Ferté-Vidame.
Quando entrou em produção, em julho de 1949, o 2 CV era um carro pequeno com um motor de 9 cv, 375 cc, refrigerado a ar, flat-twin capaz de uma velocidade máxima de 50 km/h.
Sua forma corporal única e apelo rapidamente conquistou uma grande parte da população. Mas seu enorme sucesso também pode ser atribuído à sua infinita gama de usos, bem como seus bancos removíveis, sua leveza, agilidade e conforto. Sem falar no fato de que era ultra econômico para rodar, tornando-se o carro mais popular. Em 1950, os pedidos estavam chegando, elevando os prazos de entrega para até 6 anos.
No total, foram dez edições especiais do 2 CV, lançado na França e em vários outros países europeus. Eles incluíam o Spot, o Charleston e o Cocorico. O 2 CV também passou por uma série de mudanças, incluindo o lançamento da van de 2 CV (conhecida como 2 CV AU) em 1951, e depois da 2 CV AZ em 1954, equipada com um motor de 12 cv e a famosa embreagem centrífuga.
Além disso, o 2 CV pôde rodar em estradas de todo o mundo graças a vários Raids – como o Raid Paris-Kaboul-Paris de 16.500 km em 1970, o Raid Paris-Persépolis de 13.500 km em 1971 e o Raid África de 8.000 km de Abidjan a Túnis em 1973, os três organizados pela Citroën.