A Space Transportation, empresa aeroespacial chinesa, realizou o primeiro teste de voo de um protótipo de avião hipersônico chamado Yunxing, que promete alcançar a velocidade Mach 4, cerca de 4.900 km/h, mais que o dobro da velocidade do famoso Concorde.
+Vídeo impressionante: Caça Super Hornet dos EUA abastece F-35B britânico sobre o Mar do Norte
+Motoristas utilizam sinal polêmico no trânsito e viralizam nas redes sociais
O voo inaugural completo está previsto para 2027, e, caso o projeto seja bem-sucedido, será o primeiro avião de passageiros supersônico desde o fim das operações do Concorde em 2003. O Yunxing pode reduzir o tempo de viagem entre Londres e Nova York para apenas 1,5 hora, enquanto aeronaves comuns levam aproximadamente oito horas para a mesma rota.
Várias empresas estão empenhadas em trazer de volta o transporte aéreo supersônico. Nos Estados Unidos, a Venus Aerospace está desenvolvendo um motor que poderia atingir Mach 6. Elon Musk, CEO da SpaceX e Tesla, também demonstrou interesse na criação de um jato supersônico, porém, devido a sua intensa carga de trabalho, ainda não começou esse projeto.
Musk vislumbra um jato elétrico com decolagem e pouso vertical, o que seria uma inovação ao reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Além disso, o bilionário explicou que, ao atingir altitudes mais elevadas, uma aeronave elétrica poderia manter velocidades supersônicas com menor consumo de energia. Assim, ele acredita que um avião supersônico elétrico teria uma eficiência energética consideravelmente maior.
A expectativa em torno dessas novas tecnologias indica uma possibilidade real de retorno ao transporte aéreo supersônico comercial, mas agora com potencial para ser mais rápido e energeticamente eficiente do que antes.
Fonte: Independent | Foto: X @CNSpaceflight | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial