A China está prestes a apresentar oficialmente seu novo caça stealth, o J-35A, em um show aéreo na cidade de Zhuhai, que ocorrerá de 12 a 17 de novembro.
+Karma Invictus: novo sedã de desempenho une design inovador e potência sustentável
+Honda lança Super Cub especial em homenagem aos 50 anos da Hello Kitty no Japão
O caça, que foi mostrado durante uma coletiva de imprensa, é visto como parte dos esforços da China para modernizar suas forças armadas e competir com as capacidades de caça stealth dos Estados Unidos. O J-35A é projetado principalmente para combate aéreo e também pode realizar ataques ar-solo.
Com a introdução do J-35A, a China se tornaria o segundo país, após os EUA, a possuir dois tipos de caças stealth, já que o J-20 está em operação desde 2017. O novo caça foi desenvolvido ao longo de mais de dez anos e pode ser destinado à Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA).
Especialistas acreditam que a aeronave pode estar pronta para produção em breve e que sua capacidade irá fortalecer significativamente as operações aéreas e navais da China.
Além do J-35A, o show aéreo contará com a estreia do sistema de mísseis superfície-ar H-19 e novos UAVs de reconhecimento e ataque. Também foi anunciado que o caça stealth Su-57 da Rússia participará do evento pela primeira vez, que reunirá equipamentos de 49 países e regiões.
As autoridades chinesas continuam a enfrentar acusações de que o país teria roubado tecnologia de caças stealth dos EUA, alegações que Pequim nega vigorosamente.
Fonte: CNN | Foto: X @XHNews | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial