K9A1 Thunder. Foto: Facebook / SztabGenWP
Pela primeira vez, os militares poloneses utilizaram os obuseiros autopropulsados K9A1 Thunder, de fabricação sul-coreana, em exercícios internacionais realizados na Estônia. Esses sistemas de artilharia foram transportados para o campo de treinamento estoniano como parte das manobras AKKTULI-24.
Esses poderosos obuseiros, produzidos pela Hanwha Defense, foram atribuídos à 1ª Brigada de Artilharia da Masúria, na Polônia. Além dos sistemas poloneses, os militares estonianos também participaram do treinamento com suas próprias versões dos canhões, os K9EST Thunder.
O objetivo principal do exercício foi testar as habilidades dos soldados em treinamento, além de atualizar os conhecimentos dos reservistas que retornam ao serviço. “Um valor adicional foi a oportunidade de praticar a cooperação com os artilheiros poloneses, com os quais temos a oportunidade de colaborar dessa maneira pela primeira vez”, destacaram os militares estonianos.
A Polônia já possui 108 obuseiros K9A1 Thunder em operação, de um total de 218 unidades encomendadas. A entrega mais recente, com 12 unidades, ocorreu em 7 de outubro. Em 2022, o governo polonês firmou um acordo-quadro com a Hanwha Defense para a aquisição de 672 obuseiros, sendo 212 na versão K9A1, produzidos na Coreia do Sul.
Esses sistemas de artilharia devem ser entregues entre 2022 e 2026, com planos de modernização para a versão K9PL, desenvolvida em parceria entre o Polish Armaments Group (PGZ) e a Hanwha Defense. A partir de 2026, a Polônia deve produzir cerca de 460 obuseiros diretamente em suas fábricas, na versão K9PL.
Além dos canhões, o contrato inclui veículos de apoio K10 ARV e K11 FDCV, que garantem o reabastecimento automatizado de munição para os obuseiros. A principal diferença dos veículos poloneses será o sistema integrado de controle e posicionamento C2, além do kit de controle automático de fogo TOPÁZI, projetado para funcionar com os veículos de comando poloneses.
Esses exercícios demonstram o crescente poder de fogo da Polônia e a cooperação militar cada vez mais estreita entre os países do Báltico e seus aliados.
Fonte: Facebook / SztabGenWP – mil.in.ua. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.