Câmeras de IA chegam ao Reino Unido para flagrar motoristas embriagados e prevenir acidentes (Wirestock – Freepik)
Novas câmeras de inteligência artificial (IA) estão sendo implantadas em estradas do Reino Unido para identificar motoristas embriagados em tempo real.
+Ford Raptor estreia no Rally Dakar com Carlos Sainz e mira vitória histórica na competição
+Genesis GV80 Desert Edition: SUV off-road exclusivo homenageia lenda do rali Jacky Ickx
Desenvolvidas pela empresa Acusensus, essas câmeras detectam sinais de direção prejudicada, como desvios, frenagens bruscas ou velocidades irregulares, e alertam imediatamente os policiais próximos. Após a sinalização, as autoridades podem realizar testes adicionais no local.
Já instaladas em regiões como Staffordshire, Grande Manchester, Devon e Cornwall, as câmeras fazem parte da iniciativa Vision Zero South West, que busca reduzir acidentes relacionados a álcool e drogas no trânsito.
Essa tecnologia não apenas complementa o trabalho policial, mas também reforça a segurança nas estradas. Diferentemente de sistemas automáticos que aplicam penalidades diretas, a IA funciona como um apoio, identificando comportamentos suspeitos para investigação. Geoff Collins, da Acusensus, enfatiza que o objetivo principal é salvar vidas ao agir preventivamente, antes que acidentes ocorram. Ele também destaca a importância de equilibrar segurança e privacidade, garantindo que a tecnologia seja usada de maneira responsável.
Além do sucesso dessas câmeras em testes, como o registro de milhares de infrações relacionadas ao uso de celulares e falta de cinto de segurança, avanços semelhantes estão sendo feitos na indústria automotiva. Cientistas estão utilizando IA para analisar dados de designs de carros e aerodinâmica, com o objetivo de desenvolver veículos mais eficientes e sustentáveis, contribuindo ainda mais para a segurança e inovação no transporte.
Fonte: The Sun | Foto: Freepik | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial
We are very pleased to have all of the cameras installed and operational in time for the government's new year program to pilot phone use enforcement. With just 14 working days between contract award and go-live, it was a very tight timeframe! https://t.co/76T97OOPJY
— Acusensus (@acusensus) February 11, 2019