O ministro das Forças Armadas francesas, Sébastien Lecornu, anunciou ontem, 22 de maio, no Twitter, que um caça Rafale testou com sucesso um míssil nuclear supersônico ASMPA-R atualizado. O míssil foi disparado sem ogiva durante os exercícios, como parte da Operação Durandal.
“Esta operação, planejada há muito tempo, concretiza as ambições consagradas na lei sobre a programação militar da nossa dissuasão nuclear, demonstrando excelência e fiabilidade operacional. Parabéns a todas as forças, equipes do ministério e parceiros industriais envolvidos na operação”, afirmou Lecornu.
Testes de Mísseis Nucleares em Paralelo
Curiosamente, a França testou seu míssil nuclear atualizado em um momento em que a primeira etapa de exercícios com armas nucleares táticas está em andamento na Federação Russa. Recentemente, foi discutido o que a Federação Russa apresentou (e não apresentou) nesses exercícios.
Atualizações e Capacidades do ASMPA-R
Voltando aos testes na França, o ASMPA-R representa uma nova atualização do míssil de cruzeiro nuclear de alcance intermediário ASMP, desenvolvido pela MBDA França e introduzido em março de 1986. Em 1997, iniciou-se o desenvolvimento do ASMP-A, que entrou em serviço 12 anos depois, em 2009. Essa versão atualizada do míssil recebeu uma nova ogiva nuclear e teve seu alcance aumentado de 300 km para 500 km.
Especificações do Míssil
Os trabalhos para a atualização do ASMPA-R começaram em 2016, e sabe-se que essa versão também apresenta um alcance maior. Nas versões ASMP e ASMP-A, o míssil tem uma massa de 860 kg, comprimento de 5,38 m e diâmetro de 380 mm, podendo atingir velocidades de até Mach 3.
Investimentos em Capacidades Nucleares
A França planeja investir cerca de 13% de seu orçamento de defesa para melhorar as capacidades nucleares do país nos próximos anos. Além disso, a França está desenvolvendo o próximo míssil hipersônico nuclear, ASN4G (Air-Sol Nucléaire de 4ème Génération), que terá um alcance superior a 1000 km.
Fotos: Reprodução Twitter @Armee_de_lair