Bombardeiros B-52 pousam pela primeira vez em país vizinho a Ucrânia

B-52 Stratofortress. Foto: mapn.ro

O Ministério da Defesa da Romênia informou hoje, 22 de julho, que os bombardeiros estratégicos americanos B-52 Stratofortress pousaram no território do país vizinho da Ucrânia, pela primeira vez como parte da Operação Força-Tarefa de Bombardeiros Europa.

“Aliados e países parceiros usam todas as oportunidades para treinar juntos, aumentar a preparação e promover a paz e a segurança na região europeia”, disse o Ministério da Defesa do país em um comunicado.

De acordo com as Forças Aéreas dos EUA na Europa e na África, estamos falando de dois bombardeiros que pertencem à 2ª Ala de Bombardeiros da Base Aérea de Barksdale, na Louisiana.

Os aviões chegaram à Romênia no domingo, 21 de julho, na base aérea local de Mihail Kogalniceanu, onde está estacionada a 57ª Base da Força Aérea Romena e que também é usada pela Força Aérea dos EUA desde 1999.

Nota-se que os bombardeiros desempenharão tarefas como parte do 20º Esquadrão de Bombardeiros Expedicionários, juntamente com aliados da OTAN e outros parceiros.

Além disso, durante o voo de bombardeiros B-52 sobre o Mar de Barents, eles foram interceptados por dois caças russos. “A aeronave dos EUA não mudou de curso devido à interceptação e continuou seu voo planejado sem incidentes, permitindo que o B-52 completasse uma missão pré-planejada que incluiu integração com caças da Otan antes de pousar na Base Aérea Mihail Kogalniceanu”, disse o comunicado.

Fonte e imagens: Ministerul Apararii Nationale. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Iris V Boas: A journalist full of enthusiasm and passion for journalism. A native of São Paulo, she has always been fascinated by the power of words and the ability of news to shape opinions and influence society.