A BMW emitiu um recall que afeta mais de 720 mil veículos de diversos modelos por conta de um possível curto-circuito sob o capô que pode causar incêndio.
+ Conheça a 450 SMR, nova supermoto da KTM
+ Motor a diesel e interior atualizado: confira detalhes do 2025 GMC Yukon
De acordo com documentos de recall da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), em janeiro, a BMW foi informada sobre um “evento térmico” que ocorreu em um veículo não especificado nos Estados Unidos.
Uma investigação revelou outros incidentes semelhantes, o que levou a estudos detalhados da bomba d’água e de um conector elétrico específico associado a ela.
A análise indicou que, em situações raras, o “fluido expelido pela mangueira de ar de admissão” poderia atingir o conector, comprometendo a vedação e permitindo que o fluido penetrasse no plugue, resultando em um curto-circuito.
No cronograma do recall, a BMW registrou 18 casos em que reclamações ou danos reais ocorreram devido a esse problema. Felizmente, a montadora não tem conhecimento de ferimentos ou acidentes relacionados ao plugue defeituoso.
Listada sob o número de recall 24V-608 da NHTSA, a ação abrange uma ampla gama de veículos BMW fabricados entre 2012 e 2018. Para corrigir o problema, a BMW irá inspecionar a bomba d’água e o plugue, substituindo-os se houver danos. Além disso, uma proteção será instalada para evitar que fluidos atinjam o plugue.