BelugaXL, o avião de carga gigante, projetado para transportar componentes de grandes aeronaves da Airbus, entrou em serviço.
Com três andares de altura, o BelugaXL foi projetado para substituir a frota existente de aviões de carga da Airbus e oferece 30% a mais de capacidade de carga em relação ao modelo anterior.
+ Chevrolet Equinox aparece com novo visual na China
+ Airbus se une à Aston Martin para lançar helicóptero
+ Conheça a monstruosa GMC Sierra Harley-Davidson 2020
O BelugaXL foi ao ar pela primeira vez em julho de 2018, mas este seria apenas o primeiro de 200 voos de teste e 700 horas de provas a caminho de uma Type Certification, concedida pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação em novembro de 2019 .
Com um comprimento de 63 metros e uma largura de 8 metros, o BelugaXL possui a maior seção transversal de qualquer avião de carga do mundo. Pode levantar até 51 toneladas no ar e transportar essa carga útil por até 4.000 km.
A arquitetura do BelugaXL é baseada no A330-200 Freighter da Airbus e é alimentada por dois motores Rolls Royce Trent 700. O primeiro dos seis BelugaXLs fez seu primeiro vôo operacional em 9 de janeiro, com os novos aviões a serem introduzidos para trabalhar ao lado de seus antecessores, o BelugaSL, até que sejam eliminados até 2025.