Avião turco HURJET quebra barreira de som em primeiro voo supersônico. fotos: X @TUSAS_TR
O HURJET, promissora aeronave militar desenvolvida pela Turkish Aerospace Industries (TUSAŞ), realizou seu primeiro voo em velocidade supersônica, marcando um feito histórico para a aviação turca.
+ Assista ao vídeo do voo supersônico
O voo foi realizado a partir do aeródromo de Murted, e pela primeira vez, um jato militar inteiramente criado por especialistas turcos quebrou a barreira do som.
O HURJET foi projetado tanto para ser uma aeronave de ataque leve quanto para treinamento militar, sendo o primeiro jato militar a ser desenvolvido e produzido na Turquia. A expectativa é que o HURJET entre em serviço oficialmente até 2025, após a conclusão de todos os testes necessários. Inicialmente, serão produzidas 16 aeronaves, com uma meta de produção em série de duas unidades por mês.
Este projeto nacional turco foi iniciado em novembro de 2017, quando o governo tomou a decisão de criar uma aeronave de treinamento e combate sob o nome de HURJET. A nova aeronave substituirá os modelos T-38 e F-5, atualmente em operação na Força Aérea Turca. Além da versão de treinamento, o HURJET terá uma versão de ataque leve, chamada de HURJET-C.
O desenvolvimento do HURJET avançou rapidamente. Em fevereiro deste ano, o motor foi ligado pela primeira vez em um protótipo, e em março, começaram os testes de solo da aeronave. A produção de protótipos, composta por cerca de 8 mil peças, foi anunciada no início de 2021.
O impressionante progresso da Turquia no desenvolvimento de aeronaves militares reforça sua posição na indústria aeroespacial global, com o HURJET sendo um marco significativo.
Vídeo e fotos: X @TUSAS_TR. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.