A Audi anunciou o fechamento de sua fábrica em Bruxelas, na Bélgica, que ocorrerá em 28 de fevereiro de 2025. A decisão foi tomada devido às baixas vendas dos modelos Q8 E-Tron e Q8 E-Tron Sportback, que não geraram demanda suficiente para justificar a manutenção da produção.
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Apesar de tentativas de vender a fábrica, incluindo rumores sobre o interesse da montadora chinesa Nio, a empresa não encontrou um comprador. A planta, inaugurada em 1949, emprega mais de 3 mil pessoas e é considerada a primeira fábrica de produção em grande escala neutra em carbono no segmento de luxo.
Os dois modelos elétricos Q8 E-Tron, lançados em 2018, tiveram um desempenho abaixo do esperado. Em 2023, a Audi vendeu 49.001 unidades do Q8 E-Tron, uma queda de 4,3% em relação ao ano anterior, embora a fábrica tenha capacidade para produzir até 120 mil veículos anuais.
A decisão de fechar a fábrica é descrita como “dolorosa” pelo executivo da Audi, Gerd Walker, e é vista como um dos momentos mais difíceis de sua carreira.
A decisão da Audi reflete uma mudança na estratégia do Grupo Volkswagen, que está adiando a transição para veículos totalmente elétricos. A Bentley, por exemplo, já adiou seus planos para ter uma linha exclusivamente elétrica até 2035, e a marca VW também alterou sua meta de ser totalmente elétrica na Europa, adiando a previsão para 2035, quando a União Europeia planeja proibir a venda de carros com motores de combustão interna.
O fechamento da fábrica de Bruxelas faz parte desse contexto de ajustes nas metas de eletrificação do grupo.
Fonte: Motor1.com | Foto: Instagram @audi | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial