Audi faz recall de 44 mil carros por falha que apaga painel digital durante a condução

Audi faz recall de 44 mil carros por falha no painel digital que apaga durante a conduçãoAudi faz recall de 44 mil carros por falha no painel digital que apaga durante a condução (Wassim Chouak – Unsplash)

A Audi está realizando um recall de mais de 44 mil veículos fabricados em 2021 devido a uma falha no painel digital do motorista, que pode apagar de forma repentina. Modelos como A6, Q7, RS6 e outros sedãs e SUVs da marca são os afetados.

+Toyota GR Yaris 2025 estreia com visual mais agressivo e upgrades de desempenho no Japão
+União Europeia e China negociam fim de tarifas sobre elétricos em meio a disputa por mercado automotivo

O problema está relacionado a uma oscilação de energia que faz com que o sistema desligue o display como medida de proteção, o que representa um risco à segurança ao privar o condutor de informações essenciais como velocidade.

A origem do defeito está em um cabo que pode sofrer desgaste com o tempo, aumentando a resistência elétrica e acionando uma falha interna. A Audi descobriu a falha em abril de 2024 e identificou que os veículos de 2022 já utilizam um cabo diferente, o que restringe o recall apenas aos modelos de 2021.

Ao todo, já foram registradas mais de 2 mil queixas de clientes, embora não haja relatos de acidentes, incêndios ou feridos associados ao problema.

Para corrigir a falha, a Audi lançará uma atualização de software que tornará o sistema menos sensível a pequenas variações de energia, evitando o desligamento do display. No entanto, um alerta será exibido ao motorista recomendando a verificação do sistema. A notificação aos concessionários já está em andamento, e os proprietários começarão a ser informados até 30 de maio.

Fonte: Motor1.com | Foto: Unsplash | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial

Back to top