Aston Martin revela Valkyrie de competição em busca de vitórias em Le Mans e WEC

Aston Martin revela Valkyrie de competição em busca de vitórias em Le Mans e WEC (Instagram @astonmartin)

A Aston Martin revelou a versão de corrida do Valkyrie, que competirá nas 24 Horas de Le Mans, no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e na série IMSA.

+Ionna desafia Tesla e lança rede de carregamento com meta de 30 mil estações até 2030
+Campeão da MotoGP sofre grave acidente na Malásia e é levado ao hospital

O modelo é o único da classe Hypercar baseado em um carro de rua e mantém o motor V12 6.5L naturalmente aspirado da Cosworth, mas sem o sistema híbrido para atender às regras do WEC. Com 670 cv, o Valkyrie enfrentará equipes de fábrica como Ferrari, Toyota, Peugeot, Porsche e BMW, buscando a primeira vitória geral da marca desde 1959.

Serão dois Valkyries no WEC e um na IMSA, com pilotos experientes como Marco Sorensen, Tom Gamble e Ross Gunn. Todos os carros estarão em Le Mans, onde a Aston Martin compete desde 1928 e tem se destacado na classe GT3.

A versão de corrida recebeu ajustes aerodinâmicos e mecânicos para resistência e eficiência em provas longas, incluindo modificações na curva de torque e na rotação do motor para reduzir o consumo de combustível.

O CEO da Aston Martin, Adrian Hallmark, destaca que o Valkyrie representa o espírito esportivo da marca. Apesar de Adrian Newey ter sido essencial no projeto do modelo de rua, ele não esteve diretamente envolvido na adaptação para Le Mans.

Adam Carter, chefe de endurance, afirma que a equipe está aproveitando essa oportunidade para aprender e aprimorar o desempenho da marca no automobilismo.

Fonte: Car Magazine | Foto: Instagram @astonmartin | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial