AC-130J Ghostrider. Foto: AFSOC
Pela primeira vez na história, um AC-130J Ghostrider pousou e decolou de uma rodovia durante um exercício recente, informou a Força Aérea dos EUA.
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Esta manobra faz parte de um esforço estratégico das forças armadas americanas para reduzir a dependência de pistas tradicionais e bases estabelecidas, que seriam alvos prioritários em um conflito futuro, como uma possível guerra no Pacífico contra a China.
A operação levanta questões sobre o papel e as missões do AC-130J em combates de alta intensidade, após duas décadas focado em operações de contraterrorismo e baixa intensidade.
O AC-130J envolvido na operação pousou e decolou em um trecho da US Highway 63 em Bono, Arkansas, em 4 de agosto, como parte do Emerald Warrior Field Training Exercise II (FTX II). Outras aeronaves participantes incluíram o avião-tanque de operações especiais MC-130J Commando II, a aeronave de transporte leve de operações especiais C-146A Wolfhound e o avião de carga C-130H padrão.
Exceto pelo C-130H, todas as aeronaves eram de unidades do Comando de Operações Especiais da Força Aérea (AFSOC). O C-130H era da 189ª Ala de Transporte Aéreo da Guarda Aérea Nacional do Arkansas.
“Este exercício é um marco significativo para o AFSOC, demonstrando nossa capacidade de operar em ambientes diversos e austeros”, disse o sargento Robert Gallagher, do Centro de Desenvolvimento de Comando Aéreo do AFSOC e principal planejador das operações rodoviárias, em comunicado oficial. “Ao alavancar os conceitos do ACE, aumentamos nossa flexibilidade e resiliência operacional.”
ACE, ou Agile Combat Employment, refere-se a um conjunto de conceitos operacionais centrados em implantações expedicionárias e distribuídas, ocorrendo em intervalos irregulares e em um número crescente de locais. A principal função do ACE é dificultar a mira inimiga e reduzir a vulnerabilidade das forças amigas, operando de maneira imprevisível.
Operar em ambientes remotos e austeros, como rodovias, é essencial no planejamento atual do ACE. Aeronaves de operações especiais da Força Aérea, como MC-130Js e C-146As, bem como convencionais, como A-10 Warthog e C-130, têm realizado treinamentos regulares de operações rodoviárias. Drones MQ-9 Reaper também participaram de exercícios semelhantes.
O AC-130J está equipado com um canhão automático de 30 mm e um obus de 105 mm, além de uma variedade de bombas e mísseis guiados, incluindo a bomba planadora GBU-44/B Viper Strike e o míssil AGM-176 Griffin.
Vídeo: Reprodução Twitter @thenewarea51 – Fonte e imagens: AFSOC . Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.