As Harley-Davidson poderão se equilibrar sozinhas

As Harley-Davidson poderão se equilibrar sozinhas
As Harley-Davidson poderão se equilibrar sozinhas

A Harley-Davidson pediu patente de registo de um dispositivo que promete auxiliar na tarefa de manter a moto em pé.

+ De piloto da Nascar para o mundo da pornografia, modelo fatura R$ 430 mil por mês
+ Nova Suzuki V-Strom 1050 é registrada e pode chegar em breve no Brasil
+ Chevrolet S10 vira picape digna de Mad Max
+ Esse sofá pode virar uma cama ou um escritório a prova de som

Nos últimos meses, a empresa está a enfrentar alguns problemas. E não é apenas a pandemia da Covid-19 a afetar as vendas. A marca está com o seu público-alvo envelhecendo e tem dificuldades de atrair novos clientes para a sua linha de grandes e pesadas motos. Modelos como a elétrica LiveWire, a trail Pan America e a naked Bronx, prometiam uma solução, mas os planos estão atrasados e já causaram até a troca do CEO na empresa.

Teoricamente, será possível que a moto se equilibre sozinha.
Teoricamente, será possível que a moto se equilibre sozinha.

Na tentativa de resolver a situação, a Harley-Davidson já trabalha em soluções, digamos, “alternativas”. A marca efetuou um pedido de registo de patente nos EUA para um dispositivo que usa o efeito giroscópico de um disco de metal em alta rotação para facilitar o equilíbrio das grandes motos da marca. Teoricamente, será possível que a moto se equilibre sozinha.

As imagens da patente mostram o giroscópio apoiado em dois eixos para permitir o movimento vertical e horizontal.
As imagens da patente mostram o giroscópio apoiado em dois eixos para permitir o movimento vertical e horizontal.

As imagens da patente mostram o giroscópio apoiado em dois eixos para permitir o movimento vertical e horizontal. O acionamento do disco dá-se por um motor elétrico e o seu tamanho permite a instalação nos top-cases na linha de motos Touring da Harley-Davidson.

A ideia será utilizar tal dispositivo para que a moto exija pouco ou nenhum esforço para se manter em pé quando está parada ou em velocidades muito baixas. Com isto, a condução das motos grandes e muito pesadas da Harley será facilitada tanto para um cliente mais velho, com dificuldades para fazer força, como para o mais novo, que não tem muita habilidade ainda com modelos grandes.

Back to top