O Reino Unido está vivendo uma onda de calor tão intensa com temperaturas recordes que está causando não apenas incêndios, mas também fenômenos raros como a deformação dos trilhos do trem em Londres ou até mesmo o dobramento das estradas, literalmente, como aconteceu em Cambridge .
+ Adesivo antimultas: conheça o truque barato que virou arma contra radares
+ Moto elétrica da Triumph, TE-1 vai a 160 km/h em 6,2 segundos
+ Veja as 10 motos big trail mais vendidas em 2022
Em parte, esses problemas ocorrem porque muitos edifícios, estradas e outras infraestruturas ds Europa foram construídos há décadas , levando em consideração materiais e temperaturas máximas muito mais baixas.
Com 40,3 ºC -temperatura muito incomum no Reino Unido- e o primeiro alerta vermelho declarado pela agência meteorológica estadual ” para uma onda de calor histórica “, as altas temperaturas fizeram com que alguns dos trilhos de aço da ferrovia de Vauxhall (Londres) expandir e dobrar, devido a um fenômeno conhecido como flambagem .
Conforme publicado pela Network Rail, organização que administra a infraestrutura ferroviária na Inglaterra, Escócia e País de Gales, as temperaturas nos trilhos ultrapassaram os 48°C .
“Para algumas de nossas pistas, essas temperaturas são mais do que são projetadas para suportar” , explica a organização em seu site . A empresa está até pintando os trilhos de branco para mantê-los o mais frescos possível durante a onda de calor.
Além disso, os trilhos não só se curvam, mas também pegam fogo : no início da semana passada a própria empresa já mostrava uma de seus trilhos pegando fogo no twitter e alertou que o calor seria “um sério desafio”.
+ Luana Piovani muda radicalmente para novo trabalho em Portugal
+ A melhor maneira de lavar suas frutas e legumes
+ Morando nos EUA, influenciadora brasileira revela que perdeu o umbigo após procedimento estético
Temperaturas escaldantes também podem causar problemas de gravidade variável em algumas estradas, dependendo, entre outras coisas, dos compostos com os quais o asfalto foi feito e do tipo de solo que está sob ele.
Um exemplo disso é que no início desta semana, uma estrada principal de Cambridge, a A-14, foi fechada ao tráfego depois de desenvolver vários “vincos” devido ao calor. As próprias autoridades que passaram a regular o trânsito para a segurança dos motoristas compartilharam as imagens.
Em Luton, um importante aeroporto de Londres, suspendeu temporariamente os voos há alguns dias, depois que o calor fez com que uma seção da pista “levantasse”.