O Ministério da Defesa da Dinamarca confirmou hoje, 16 de abril, a assinatura de um contrato para a venda de caças multifuncionais F-16 para a Argentina.
+ Clique aqui ára ver o primeiro caça f-16 da Argentina
O acordo foi formalizado na base aérea de Skrydstrup, com a presença do Ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, e do Ministro da Defesa argentino, Luis Alfonso Petri.
Durante a cerimônia, Poulsen destacou o excelente estado de conservação e as atualizações técnicas dos F-16, afirmando que “serviram bem ao longo dos anos” e expressou satisfação ao ver a Argentina se tornando “parte da família global de F-16”.
O ministério lembrou que a venda foi realizada em estreita cooperação com o governo norte-americano, que autorizou a transação. Foi mencionado também que a Argentina receberá um empréstimo dos Estados Unidos para ajudar no pagamento parcial dos caças e dos mísseis associados. No total, a compra envolve 24 aeronaves.
A Argentina, além dos caças, receberá “dezenas de contêineres com materiais que permitirão à aeronave adaptar-se ao novo ambiente, além de garantir sua operação e manutenção local”.
Está previsto ainda que os caças sejam equipados com um arsenal completo de armas ar-ar e ar-superfície. Outro ponto destacado foi o investimento na base aérea de Tandil para aprimorar a infraestrutura da VI Brigada Aérea.
Sobre o F-16 Fighting Falcon
O F-16 Fighting Falcon é um caça multifuncional leve e ágil, amplamente reconhecido por sua versatilidade e confiabilidade. Desenvolvido pela General Dynamics para a Força Aérea dos Estados Unidos, seu primeiro voo foi em 1974, entrando em serviço em 1978. O F-16 foi projetado como um caça diurno de superioridade aérea, mas evoluiu para um papel multiuso altamente capaz.
Possui um design inovador que inclui uma asa em delta e uma cauda em V, além de ser um dos primeiros a usar um sistema de controle de voo fly-by-wire, permitindo que o avião seja ágil e leve. O cockpit do F-16, projetado para dar ao piloto uma visibilidade excepcional, e seu assento ejetável inclinado, que aumenta a tolerância do piloto à força G, são outros destaques.
Operado por mais de 25 países, o F-16 se tornou um dos caças mais produzidos e testados em combate do mundo ocidental, com mais de 4.600 aeronaves construídas. Sua versatilidade permite que ele desempenhe uma variedade de missões, incluindo ataques ao solo, combate aéreo, e operações de reconhecimento.
Vídeo: Reprodução Twitter @nicpromanzio. Foto: Reprodução Twiter @FuerzaAerea_Arg. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA