A antiga FNM (Fábrica Nacional de Motores) está de volta após mais de quatro décadas fora do mercado. Agora com o nome de Fábrica Nacional de Mobilidades, a empresa irá produzir caminhões elétricos em parceria com a Agrale e outros parceiros.
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Inicialmente o plano da nova empresa é atender a demanda dos centros urbanos com os chamados os VUCs, oferecendo duas versões do caminhão elétrico: 13 e 18 toneladas de peso bruto total. Uma característica interessante é que a cabine produzida em fibra de vidro terá visual inspirado nos antigos caminhões da marca, também chamada de “Fenemê”.
Apesar do “aspecto vintage”, lembrando os antigos caminhões da marca, o novo FNM será um caminhão de última geração: ele terá tablet conectado com a TI operacional e sistemas de logística, câmeras anticolisão com inteligência artificial, sistema de mudança de faixa e alertas ao motorista além de “estar pronto para se tornar um caminhão autônomo no futuro”, de acordo com Marco Aurelio Rozo, diretor de TI da empresa.
O motor elétrico terá um sistema de 650 volts e potência equivalente a 355 cv enquanto a autonomia informada é de 130 quilômetros, confirmando a vocação urbana. A produção dos caminhões elétricos será realizada na fábrica da Agrale em Caxias do Sul (RS). No local, há uma área exclusiva para a produção da FNM, que ainda irá importar componentes como baterias, motores e sistema digital dos Estados Unidos.
A FNM foi criada em 1942 em Duque de Caxias (RJ) para produzir motores aeronáuticos e, sete anos depois, foi a primeira a produzir caminhões no Brasil, atividade mantida até 1977, quando foi vendida à Fiat. Dois anos depois a montadora italiana aposentou a FNM e passou a usar sua própria marca até 1985, quando saiu do negócio de pesados. As instalações da fábrica fluminense hoje pertencem à Marcopolo.
A empresa informa que terá um grupo de empresas parceiras que vão operar dentro do complexo industrial na produção de componentes, mesmo sistema adotado na fabricação de caminhões e ônibus a combustão, chamado de consórcio modular.