HIMARS . Foto: Wikioedia
O Ministério da Defesa alemão anunciou um novo pacote de ajuda militar para a Ucrânia, que inclui sistemas de foguetes HIMARS.
Vídeo: Militares ucranianos usam HIMARS para atacar sistemas de defesa aérea S-400 em território russo
A informação é divulgada pela página oficial do Ministério da Defesa alemão.
Como parte do novo pacote de ajuda militar, a Alemanha transferirá uma quantidade relativamente grande de armas para a Ucrânia, incluindo tanques, veículos de combate de infantaria, equipamentos de engenharia e artilharia.
Como parte deste pacote, três lançadores múltiplos de foguetes HIMARS, que a Alemanha não havia transferido anteriormente, serão transferidos para a Ucrânia.
Entre os veículos blindados, serão transferidos 20 veículos de combate de infantaria Marder 1A3, 10 tanques Leopard 1A5, além de veículos blindados de engenharia, 1 Bergepanzer 2 ARRV, 4 veículos blindados de engenharia WiSENT 1 MC, 2 veículos de colocação de pontes Biber e 2 veículos de engenharia rastreados Pionierpanzer 2A1 Dachs.
O novo pacote de ajuda militar também inclui sistemas de mísseis antiaéreos, incluindo 1 bateria de sistemas de defesa aérea de médio alcance IRIS-T SLM, bem como dois lançadores IRIS-T SLS, que já foram transferidos para a Ucrânia.
Separadamente, deve-se notar que, como parte da assistência militar, a Alemanha transferirá três conjuntos de sistemas de defesa antimísseis aerotransportados para helicópteros e aeronaves AMPS para a Ucrânia.
Este sistema é um conjunto de sensores que são instalados na aeronave e fornecem Detecção Antecipada de Lançamento de Mísseis (MILDS), Unidade Avançada de Controle e Exibição (ACDU) e Sistema de Confirmação de Alvo Ativo (MACS), que determina o alcance e a velocidade dos mísseis detectados e elimina falsos avisos de sensores.
Além disso, a lista de ajuda militar inclui:
munições 155 mm – 21 mil unidades;
bloqueadores anti-drone – 4 unidades;
munições para armas de fogo – 4.000.000 unidades;
fuzis MK 556 – 100 unidades;
Caminhões-tanque Mercedes-Benz Zetros – 16 unidades;
Fuzil CR 308 – 100 unidades;
Fuziis de precisão HLR 338 – 85 unidades;
aparelhos de visão noturna – 100 unidades;
munições para fuzis HLR 338 – 180 mil;
munição para o veículo de combate de infantaria Marder e o tanque Leopard 1;
Equipamentos de TI;
Barcos;
materiais para eliminação de munições explosivas.
A transferência do HIMARS ocorre como parte da venda urgente desses sistemas de foguetes para a Ucrânia, que foi anunciada no início de maio de 2024.
Na época, o governo alemão se comprometeu a financiar a compra e transferência de três lançadores múltiplos de foguetes no valor de US$ 30 milhões para a Ucrânia.
Fonte: mil.in.ua