
Nova aeronave conta com modernização, sustentabilidade e economia de combustível
A Airbus apresentou um vislumbre do futuro da aviação comercial no Airbus Summit 2025, em Toulouse. A empresa exibiu sua visão para a próxima geração de aviões de corredor único.
A AirBus compartilhou alguns detalhes das tecnologias que está desenvolvendo para o avião do futuro. A aeronave conta com novas asas, que imitam as dos pássaros, o que as torna mais leves e longas. Além disso, ela tem um motor a jato inovador, o RISE, que reduz o consumo de combustível em 20%.
A criação e todo o trabalho das asas foi feito no Wing Technology Development Centre da Airbus, em Filton, na Inglaterra.
As asas, além de produzirem mais sustentação, serão dobráveis, para que os novos aviões possam usar os portões de aeroportos existentes.
A Airbus ainda aposta na hibridização, com baterias de íons de lítio ou de estado sólido, que irá alimentar sistemas como ar-condicionado e iluminação, o que reduz ainda mais o consumo de combustível.
Além disso, a empresa usa materiais mais avançados, como os compósitos de polímero termoplástico reforçados com fibra de carbono, que são mais leves, recicláveis e com um custo menor do que os materiais atuais.
Fonte e imagens: olhardigital.com / Divulgação AIRBUS. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.