A Holanda concluiu oficialmente a emissão de uma licença para a exportação de 24 caças F-16 para a Ucrânia, como parte da coalizão de aviação internacional.
Vídeo: Visita de Volodymyr Zelenskyy a base de treinamento para pilotos ucranianos do F-16
A ministra da Defesa, Kajsa Ollongren, confirmou a decisão em uma carta dirigida à Câmara dos Representantes do Parlamento holandês.
O documento, datado de 19 de junho, autoriza a transferência para a Ucrânia dos caças F-16, bem como sete motores a jato adicionais. A carta destaca que os caças F-16 devem chegar à Ucrânia “em um futuro próximo”, embora a data exata não tenha sido revelada.
A ministra Ollongren sublinhou que a segurança operacional continua sendo o critério principal ao considerar a divulgação de informações. “Com base nisso, bem como nos acordos dentro da coalizão internacional, não há mais detalhes sobre essa entrega no momento”, afirma o documento.
A carta também informa que a Câmara dos Representantes do Parlamento neerlandês será mantida informada de forma confidencial sobre os detalhes da entrega das aeronaves. Esta medida faz parte de um esforço para garantir a segurança e a eficácia da operação, em conformidade com os acordos internacionais vigentes.
+ Clique aqui para ver mais vídeos sobre a guerra da Ucrânia
Foto e Vídeo: Reprodução Twitter @ZelenskyyUa . Fonte: tweedekamer. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.