Força Aérea dos EUA treina com caças brasileiros A-29 Super Tucano

A-29 Super Tucano: novas aeronaves fortalecem capacidades da escola de pilotos de teste da Força Aérea dos EUA (Instagram / @edwardsairforcebase)

Um grupo de três aeronaves A-29 Super Tucano chegou à Base Aérea de Edwards, integrando a frota da Escola de Pilotos de Teste da Força Aérea dos Estados Unidos (TPS).

+Volkswagen Taos 2025: novo visual e mais potência com preço a partir de US$ 26.420
+Hot Wheels e Fórmula 1 unem forças para lançar coleção exclusiva de carros em miniatura

Essa é a primeira vez em quase 30 anos que a escola recebe novas aeronaves, sendo que os A-29 foram originalmente adquiridos pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea e retribuídos a Edwards devido a mudanças nas necessidades de missão.

O A-29 Super Tucano, projetado para suporte aéreo próximo de baixo custo, agora oferece novas oportunidades para treinamento e pesquisa na TPS. A transferência dessas aeronaves está alinhada com a nova estratégia da escola, que busca desenvolver líderes de teste inovadores e avançar em pesquisas para atender à competição global de poder.

Michael Banzet, diretor de planos e programas do Centro de Teste da Força Aérea, destacou a importância dessa mudança, que não apenas reaproveita um investimento significativo, mas também moderniza o currículo da escola.

A versatilidade do A-29, juntamente com sua moderna avionic, o torna adequado para testes e integração de sensores e armamentos variados. A inclusão dessas aeronaves reduzirá a dependência da TPS em relação a modelos mais antigos, como o T-38 e o F-16, e permitirá à escola explorar novas abordagens para treinamento de testes de voo e operações em múltiplos domínios.

Fonte: Defence Blog | Foto: Instagram (@edwardsairforcebase) | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial